A banana é uma fruta bastante consumida no Brasil por conta do sabor delicioso e vantagens para a saúde. Esse benefícios se dão porque ela é rica em fibras, potássio, magnésio e vitaminas, elementos muito importantes para o bom funcionamento do organismo.
Leia mais: Os piores alimentos que você pode inserir na sua dieta
Apesar disso, existem algumas pessoas que devem evitar o consumo da banana. Esse indivíduos fazem partes de grupos com condições específicas que podem ser desencadeadas ou agravadas pelo consumo regular da fruta.
A seguir, conheça 4 tipos de pessoas que devem evitar comer banana em excesso.
1 – Alérgicos
Quem tem alergia a látex normalmente é mais propenso a também ser alérgico a banana. Os sintomas dessa condição costumam surgir logo após a ingestão do alimento, e incluem inchaço no roso e garganta, nariz entupido, olhos irritados e até dor abdominal, vômitos e diarreia em casos mais graves.
2 – Diabéticos
A doçura da fruta é o atestado de que ela é rica em frutose e outros carboidratos, que no sangue se transformam em açúcar. Para quem tem diabetes, a dica é optar pela fruta mais verde e dosar bem a quantidade ingerida.
3 – Pessoas com problemas no intestino
Se você sofre com prisão de ventre e aposta na banana como fonte de fibra, cuidado com a quantidade. Segundo um estudo publicado na revista Microbial Ecology in Health and Disease, seu consumo em excesso pode causar constipação, já que a fruta é rica em ácido tânico.
4 – Pessoas com hipercalemia
Pessoas com níveis elevados de potássio no corpo também devem ingerir quantidades menores da fruta. O excesso desse mineral causa dores no peito, frequência cardíaca irregular, dificuldades de respirar, cansaço, náusea e vômito.