scorecardresearch ghost pixel



6 bebidas que aumentam a ansiedade e você deve manter-se distante

A ansiedade faz parte de um conjunto de doenças psiquiátricas caracterizada pela preocupação excessiva, medo ou pensamento constante de que algo ruim está prestes a acontecer.



Costuma-se dizer que pessoas ansiosas não vivem o presente, pois estão sempre visando as possibilidades futuras. Isso acaba gerando muita tensão e estresse. O tratamento pode envolver técnicas de relaxamento, terapias e medicamentos. 

Veja também: Você pode estar guardando seu pó de café no lugar errado: descubra agora

Contudo, sabe-se que existem gatilhos que podem colaborar para o agravamento das crises, entre eles estão os alimentares. Pensando nisso, neste texto vamos apresentar 6 bebidas que aumentam a ansiedade e que você deveria manter-se distante! 

6 bebidas que aumentam a ansiedade

1 – Bebidas alcoólicas

Ingerir bebidas alcoólicas para aliviar a ansiedade ou simplesmente na tentativa de relaxar não é uma decisão inteligente. Isso porque o álcool modifica os neurotransmissores cerebrais como a serotonina, que em um primeiro momento promove uma sensação de alegria exagerada, seguida de uma tristeza e ansiedade forte. 

O sistema límbico responsável pela regulação das emoções também sofre alterações que podem gerar um descontrole emocional, oscilando entre sentimentos felizes, tristes e ansiosos.

2 – Bebidas cafeinadas

Embora aumente significativamente a energia, produza uma sensação de bem-estar e auxilie no estado de alerta, o consumo excessivo de bebidas à base de cafeína causa muitos problemas como aumento do estado nervoso e agravamento da ansiedade em pessoas suscetíveis ao problema. 

Por isso, pessoas que bebem café precisam estar sempre monitorando o consumo para não produzir efeitos colaterais.

3 – Refrigerantes

Tanto os refrigerantes normais como as versões diet agravam os sintomas de ansiedade e depressão. Uma pesquisa realizada em 250 mil pessoas nos Estados Unidos, e apresentada pela Academia Americana de Neurologia, constatou uma relação entre depressão e o consumo de bebidas alcoólicas. Uma opção é substituir por água saborizada com limão.

4 – Energéticos

Especialistas de saúde costumam orientar pessoas que sofram de depressão e ansiedade para evitar o consumo de bebidas energéticas. Isso porque potencializam os sintomas. Pessoas que sofrem desses problemas ao consumir quantidades altas de energéticos podem ter tremores, taquicardia e insônia, sintomas também relacionados à ansiedade.

5 – Sucos industrializados

Estes produtos alimentícios contêm muitos corantes, conservantes, aromatizantes, sódio e açúcares que não beneficiam ao organismo. Pesquisas realizadas, afirmam categoricamente que o consumo sem moderação do açúcar piora os sintomas de quem sofre de depressão e ansiedade.

6 – Sucos de frutas

O recomendado para quem sofre de ansiedade é fazer o consumo de frutas inteiras que possuem boas quantidades de fibras que alteram a absorção de energia pelo sangue. Quando o suco é retirado da fruta são perdidas muitas fibras, permanecendo apenas teores de frutose que aumentam os picos de glicemia, que, dentre as consequências, pioram os sintomas de ansiedade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário