scorecardresearch ghost pixel



A receita mais completa de manteiga caseira. Fica incrivelmente saborosa!

Aprenda a fazer uma receita de manteiga caseira com esse passo a passo completíssimo que preparamos para você.



Fazer manteiga caseira é um processo demorado, mas dependendo da região em que você mora, pode ser vantajoso, já que o preço da manteiga está cada vez mais caro. Para fazer essa receita, precisaremos de nata que pode ser substituída por creme de leite fresco, sal e água para usar durante o processo. Agora anote o passo a passo da receita e aprenda a fazer sua manteiga caseira.

Veja também: Leite condensado caseiro inacreditável: só 2 ingredientes e 3 passos simples

Receita de manteiga caseira

  • 900 gramas de nata (você pode utilizar creme de leite fresco, se preferir)
  • Água
  • Sal e temperos a gosto (opcional)

Passo a passo da preparação da manteiga caseira

Para fazer o preparo coloque a nata em uma vasilha para bater. Você pode usar tanto a batedeira, como liquidificador ou mixer de mão. O “segredinho” é iniciar batendo em velocidade baixa, entre 5 a 7 minutos.

Encerrado esse tempo, a nata terá atingido uma consistência bastante cremosa, então, aumente a velocidade para continuar o preparo até a consistência final.

Continue batendo, o processo é demorado mesmo, você irá notar que a consistência da manteiga começará a se modificar, ficando com uma cor amarelada e separando-se do soro do leite. Você vai notar também, que ao redor da vasilha ficará grudado um pouco de creme, então raspe-o usando uma espátula de silicone.

Quando atingir a etapa de separação do soro do leite da manteiga, baixe a velocidade e bata por mais 6 a 10 minutos, até que seja completamente visível a separação da manteiga do soro do leite. Você pode acrescentar sal e temperos de sua preferência.

Depois disso, retire o líquido e adicione água gelada e bata um pouco mais. Repita o processo até que o líquido gerado saia incolor. Isso é importante, pois quanto mais transparente for o líquido significa que a manteiga está bem batida, logo, sua durabilidade será maior.

Por fim, seque sua manteiga caseira usando um papel toalha. Transfira para outra vasilha e modele a sua manteiga. Leve à geladeira e consuma da maneira que preferir!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário