scorecardresearch ghost pixel



Alimentos com carboidratos que ajudam no emagrecimento

Alguns alimentos ricos em carboidratos podem favorecer o emagrecimento. O segredo está na inteligência de escolha e no controle do consumo.



Quando se pensa em emagrecer, provavelmente a primeira coisa que vem à sua cabeça é restringir ou deixar de comer alimentos carboidratos, não é mesmo?

Pois saiba que apesar de boa parte do ganho de peso está relacionado com alimentos carboidratos, não são, necessariamente eles os responsáveis por isso. 

Veja também: Este é o melhor jeito de espremer limão e você nem faz ideia

O ganho de peso, na verdade, está relacionado a um conjunto de fatores que incluem a alimentação rica em calorias e um estilo de vida sedentário. Logo, para emagrecer é preciso saber escolher melhor os tipos de alimentos postos no prato, praticar atividades físicas. 

Também é preciso deletar a ideia de que os carboidratos engordam, pois existem opções que podem agir positivamente para quem está em dieta para emagrecer.

Carboidratos que ajudam no emagrecimento

Quinoa

A quinoa é rica em proteínas e fibras alimentares que promovem saciedade por mais tempo. É um importante grão que contém muitas vitaminas, ácidos graxos ômega 3 e 6, minerais e antioxidantes. Por conter poucas calorias torna-se um bom carboidrato para ser consumido em dietas de déficits calóricos.

Pão de centeio

A farinha de centeio possui muitas fibras que promovem maior saciedade que a farinha de trigo, o pão de centeio é um tipo de carboidrato que coopera com a saúde quando o objetivo é emagrecer. Além disso, possui baixo índice glicêmico, o que evita picos de açúcar na corrente sanguínea. Também é fonte de triptofano que ajuda a melhorar os níveis de serotonina, um hormônio relacionado ao humor, bem importante quando se está em dieta de controle ou redução de peso.

Frutas

Pesquisas destacam que pessoas que comem mais frutas e vegetais tendem a ser mais magras. As frutas são fontes de energia, possuem boas concentrações de vitaminas e minerais, fortalecem o organismo e evitam processo inflamatório.

Oleaginosas

São fontes de gorduras boas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Ajudam a evitar o acúmulo de gordura corporal, ideal para ser consumida como lanche da manhã ou da tarde, porque fornecem energia e saciedade.

Arroz integral

Sem dúvida o arroz integral possui mais benefícios ao organismo que o arroz branco, isso porque seu processo de fabricação preserva boa parte de seus nutrientes, incluindo fibras alimentares. Estas últimas, ajudam a prolongar a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer demais.

Batata doce

Alimento predileto entre os atletas e praticantes de musculação. É também uma opção saudável para quem deseja emagrecer. Tem baixo índice glicêmico, que diminui os picos de açúcar no sangue, uma vez que a energia vai sendo liberada aos poucos no organismo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário