scorecardresearch ghost pixel



Frutas não te engordam, mas existe um jeito certo que ajuda a emagrecer

Acredita! O hábito de ingerir frutas de qualquer maneira torna esses alimentos menos nutritivos, então confira as recomendações para ter uma boa dieta.



As frutas são alimentos in natura que fazem parte de uma rotina alimentar balanceada. Contudo, pacientes que precisam seguir orientações restritivas e buscam acelerar a queima calórica, precisam ficar atentos à dieta.

Veja também: Docinhos fit: 3 receitas low carb fáceis para comer sem culpa na dieta

Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, é recomendado manter cerca de três porções de fruta por dia. No entanto, muitas pessoas não atingem essa meta ou não aprenderam a fazer boas escolhas no supermercado, ao optar por ultraprocessados.

Isso é o que você precisa saber antes de introduzir frutas na dieta

  • Não exagere na frutose

Em primeiro lugar, a frutose é um tipo de açúcar natural que está presente nas frutas. Nesse caso, trata-se de uma fonte de energia para o organismo, mas também pode ser convertida em gordura se consumida em excesso. Portanto, é importante não exagerar nos frutos mais doces, como uva, manga e banana.

  • Priorize o consumo da casca

Sendo assim, vale ressaltar que a casca é rica em fibras, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes que promovem inúmeros benefícios. Por esse motivo, ajuda a regular o intestino, a reduzir o colesterol e fortalecer a imunidade. Além disso, aumenta o volume, promovendo saciedade e menos calorias.

  • Não deixe de higienizar

Outra dica é higienizar as frutas antes de consumi-las na dieta, para evitar a contaminação por microrganismos. Por exemplo, bactérias, fungos e parasitas, que costumam causar doenças gastrointestinais. Logo, use uma colher de sopa de hipoclorito de sódio a cada litro de água e deixe-as de molho por 15 minutos.

  • Consuma apenas frutas frescas

Por último, as frutas frescas são aquelas que estão no seu ponto ideal de maturação e conservação. Desse modo, elas apresentam maior qualidade nutricional e sensorial, ou seja, têm um sabor agradável. Visto que o armazenamento impacta na qualidade do produto, não esqueça de pesquisar os cuidados adequados.

Pronto! Agora você sabe quais as medidas necessárias para consumir fruta sem medo de ganhar peso ao transformar açúcares em moléculas de gordura.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário