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Alimentos da felicidade: entenda como o triptofano atua no cérebro

O triptofano é um aminoácido essencial não produzido pelo organismo, mas que pode ser encontrado em diversos alimentos.



Notavelmente existem alguns alimentos que proporcionam mais bem-estar e sensação de prazer, é o caso do cacau e de alimentos fast foods, por exemplo. Mas o que explica tais sensações? Existe algum alimento capaz de produzir a felicidade? Vamos responder isso a partir de agora, continue acompanhando!

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De acordo com Neiva Souza, nutricionista e doutoranda em Neurologia e Neurociências pela UNIFESP, não existe alimento que produza o sentimento de felicidade isoladamente. Todo efeito produzido em nosso organismo é proveniente do conjunto de alimentos consumidos.

No entanto, a sensação boa percebida após a ingestão de certos alimentos está relacionada a alguns nutrientes, sendo um deles o triptofano.



Como o triptofano atua no cérebro

O triptofano é um aminoácido presente em determinados alimentos que incita a produção de serotonina, que dentre outros, é responsável pela regulação do estado de humor.

Para compreender melhor essa explicação, se faz necessário explicar o funcionamento de nosso sistema cerebral. A atividade cerebral funciona através de neurônios, que são células nervosas que se comunicam entre si, essa comunicação ocorre através dos chamados neurotransmissores.   

Para surpresa de muita gente, a maior parte dos neurônios estão localizados no intestino (cerca de mais de 10 milhões de células nervosas) que comunicam ao cérebro o funcionamento do aparelho gastrointestinal.

Quando ingeridos alimentos que contém triptofano o intestino comunica ao cérebro para que haja o estímulo de serotonina. A partir de então, é que acontece a mágica do sentimento de felicidade. 

Lista de alimentos fontes de triptofano

O triptofano é um aminoácido essencial que nosso organismo não possui capacidade de produzir sozinho, precisamos retirá-lo de opções alimentares que contenham esse elemento.

Existe uma variedade de alimentos ricos em triptofano, muitos consumidos no dia a dia, mesmo por pessoas que não costumam cuidar da qualidade nutricional dos alimentos que ingerem. O triptofano pode ser encontrado no prato base dos lares brasileiros, o arroz e feijão.



Além disso, pode ser encontrado em cereais, carnes, peixes, frutas e no leite e seus derivados.

Veja os alimentos que são ótimas fontes de triptofano:

  • Sementes oleaginosas: como amêndoas, macadâmia, castanha do Pará, castanha de caju, nozes, amendoim, pistache, pinhão;
  • Sementes integrais: principalmente a de girassol e abóbora;
  • Cereais: arroz, aveia, milho;
  • Leguminosas: feijão, grão de bico, ervilha e lentilha;
  • Vegetais: brócolis, tomate e rúcula; 
  • Carnes, peixes, ovos, leite e seus derivados;
  • Cacau;
  • Frutas como banana, abacate e kiwi.

Vale destacar que para garantir os efeitos completos deste aminoácido em nosso organismo, é necessária uma alimentação equilibrada.




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