Aumento real? Salário dos aposentados para 2023 é divulgado

O salário dos aposentados deve mudar pouca coisa para o ano que vem. O reajuste previsto pelo governo assusta os beneficiários do INSS, porque não parece representar nenhuma mudança no poder de compra.



Os salários dos aposentados são definidos, principalmente, de acordo com o salário mínimo. Existe uma previsão de quanto será o benefício dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2023. Veja o que está sendo discutido sobre o novo número.

Leia mais: Veja a lista de profissões que dão direito à aposentadoria antecipada

Os valores são corrigidos todos os anos justamente por causa da correção pela inflação, mas isso não quer dizer que os reajustes aumentam o poder de compra dos segurados, então é preciso ter atenção a esse detalhe.

Salário dos aposentados

O salário sempre é corrigido no dia 1º de janeiro, então os pagamentos – a partir da conclusão do processo – já passam a ser distribuídos com os novos valores. Para os beneficiários com ganho superior ao salário mínimo, a correção é com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A previsão do salário dos aposentados para o ano que vem foi divulgada pelo Ministério da Economia recentemente. Com base no INPC que está com estimativa de 8,1% de alta, o piso nacional deve ser de R$ 1.310,17.

Se a previsão for confirmada, o salário mensal terá um aumento de R$ 98,17 no ano que vem. Apesar dos números divulgados pelo Ministério da Economia, tudo pode mudar até o final de 2022. De toda forma, o que muitos brasileiros notam é que o reajuste não representa ganhos reais.

Em outras palavras, o acréscimo em nada altera o poder de compra das famílias. A informação sobre os valores para o ano que vem entra em discussão nessa época do ano apenas por causa da definição do orçamento do governo para o ano seguinte.




Voltar ao topo

Deixe um comentário