scorecardresearch ghost pixel



Como é o processo para sair das dívidas definitivamente?

Se você está inadimplente precisa arranjar um jeito de colocar sua vida no eixo. Para isso, o primeiro passo é quitar as dívidas e poder respirar aliviado; confira quais são os truques:



É provável que você já tenha passado algum aperto na hora de conseguir crédito. Seja para financiar um bem, aprovar um empréstimo ou conseguir um cartão. O momento da apreensão é o que antecede a consulta ao sistema de proteção de crédito. Seja SPC ou Serasa, ter uma boa pontuação no score vai te ajudar bastante em várias situações. O problema, no entanto, fica maior quando o cidadão está endividado. Por isso, veja o que fazer para pagar as dívidas.

Vejka também: Imposto de Renda 2022: MEI tem até final de junho para declarar

Descubra como fazer para sair das dívidas

Primeiramente, saiba que seu nome pode estar sujo junto ao Serasa e a outras instituições de proteção ao crédito. Além disso, caso o contribuinte possua alguma dívida pública, como de impostos, o nome pode estar na dívida ativa do estado ou da União. Neste caso, consulte os portais dos governos estadual e federal para checar se está tudo bem.

Aprenda hoje como sair das dívidas e recuperar seu poder de compra com responsabilidade. As dicas são bem simples de seguir, porém podem ser desafiadoras no começo.

Tome ciência de suas dívidas

A primeira coisa a fazer é descobrir se seu nome está sujo. Para isso, basta acessar o site ou baixar o aplicativo do Serasa no smartphone – clique em “consultar dívidas”. Depois, é só fazer seu cadastro utilizando CPF, nome, nascimento e e-mail.

Assim que estiver tudo pronto, o usuário acessa uma página que mostra o Score. Se trata de uma espécie de pontuação que mede a confiabilidade do consumidor em pagar as dívidas.

Também é possível consultar se alguma dívida está ativa e se existe proposta para renegociação do saldo. A operação é gratuita. Caso existam propostas, é só observar os termos e, se estiver de acordo, efetuar o pagamento por meio do próprio site do Serasa.

Deixe o cartão de lado

Depois, você precisa dar um tempo para se restabelecer. Para isso, deixe seu cartão de crédito de lado durante alguns meses, até que tenha feito uma reserva de emergência para se assegurar no futuro.

A reserva pode ser algo em torno de 6 salários seus guardados em uma poupança ou em outra forma de investimento. A reserva serve para ser usada em casos de urgências extremas. É apenas uma garantia para recursos em imprevistos.

Aprenda a poupar

Depois de ter feito sua reserva de emergência, é preciso poupar uma quantia todos os meses. Para isso, separe 10% do seu salário para investir no que desejar no futuro. Sempre mantenha uma reserva para o mês. Evite terminar o período zerado.

Aliás, a dica é tentar conciliar os pagamentos das dívidas com o hábito de poupar. Aos poucos, você vai conseguir deixar a inadimplência no passado definitivamente.

Por fim, faça isto:

  • Entre em contato com os cobradores para negociar uma parcela amigável;
  • Comece pagando as dívidas menores, sempre tentando quitá-las de forma rápida;
  • Vá negociando as maiores para que se tornem mais vantajosas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário