Como evitar o bloqueio do Auxílio Brasil? Governo retoma pente-fino

Ministério da Cidadania reavalia perfil das famílias aprovadas para verificar possíveis descumprimentos das regras.



O Ministério da Cidadania planeja incluir cerca de 56 mil famílias vulneráveis na folha de pagamento de junho do Auxílio Brasil. Por outro lado, alguns beneficiários também devem deixar de fazer parte do programa nos próximos meses.

Leia mais: Alerta: golpes com novas vagas falsas de emprego prometem pagamento de R$ 2 mil por dia

Com o objetivo de evitar fraudes com o benefício, o governo federal realiza verificações periódicas nos cadastros. Nesse pente-fino, as informações da família são reavaliadas para verificar se ela ainda se enquadra nas regras para receber.

A pasta da Cidadania não informa quantas famílias têm os pagamentos suspensos e cancelados todos os meses. O que se sabe é que isso acontece, e que há formas de evitar a exclusão do Auxílio Brasil.

Como evitar o bloqueio?

Na maioria dos casos, o bloqueio ocorre porque os dados da família inseridos no Cadastro Único (CadÚnico) estão desatualizados. Ao cruzar essas informações com as de outras bases de dados, são encontradas inconsistências que podem gerar a perda do benefício.

Para evitar que isso aconteça, o responsável deve alterar seu cadastro sempre que houver uma mudança importante na família, ou a cada 24 meses. Alguns exemplos são: mudança de endereço, novo emprego e saída ou chegada de um novo membro na casa.

Próxima parcela do Auxílio Brasil

Cerca de 18,1 milhões de cidadãos em situação de pobreza ou extrema pobreza receberam o benefício em maio. A próxima parcela começa a ser liberada em abril, com valor mínimo de R$ 400 por aprovado. Confira o calendário do Auxílio Brasil:




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário