scorecardresearch ghost pixel



Como trabalhar com tecnologia sem ter formação na área?

Trabalhar com tecnologia se tornou o sonho de muitas pessoas, porém não são todas que possuem formação na área. A boa notícia é que dá para começar sem ser formado.



A área de Tecnologia da Informação é uma das que mais desperta a curiosidade dos estudantes e novos profissionais. Praticamente todo mundo que deseja mudar de carreira já cogitou começar a aprender programação. Afinal, trabalhar com tecnologia possibilita o ingresso em grandes empresas, como Google, Netflix, Amazon, Meta, entre outras. O melhor de tudo é que para iniciar não é preciso ter formação concluída no segmento.

Veja também: Conheça as mensagens de WhatsApp que são um perigo para você ficar atento

Como trabalhar com tecnologia sem formação na área

Primeiramente, é preciso explicar que grandes empresas não costumam contratar profissionais sem formação. Ou seja, para trabalhar no Google, você terá que ser comprovadamente especialista na área através de um diploma, a não ser que seja um prodígio no meio profissional. Ainda assim, não desanime, pois as possibilidades de trabalho vão muito mais além.

Hoje, um programador ou qualquer outro profissional que trabalha com tecnologia pode oferecer e prestar serviço de modo freelancer. Muitas empresas menores costumam contratar pessoas sem formação acadêmica, mas que demonstram conhecimento prático. Para isso, portanto, comece a estudar por conta própria e a desenvolver suas habilidades.

Quais áreas são as melhores?

Dentro da área de tecnologia, todas as vertentes são promissoras e enfrentam falta de profissionais no mercado. Pois é, atualmente, a demanda por trabalhadores especializados é maior do que a oferta de mão de obra. Isso garante bons salários e ótimas possibilidades de crescimento.

Você pode trabalhar com:

  • Análise de dados (Data Analytics);
  • Desenvolvimento de aplicativos;
  • Programação frontend
  • Programação backend;
  • Full stack;
  • Construção de sites e páginas;
  • Segurança da informação; entre outros.

Para todas as possibilidades listadas acima, o ideal é aprender a programar e a lidar com os sistemas de informação. Existe uma verdadeira infinidade de cursos, inclusive gratuitos, para aprofundar o conhecimento, desde o mais básico ao mais avançado.

Aprenda a executar as tarefas e proponha testes práticos quando estiver em busca de uma vaga de emprego. Comece a executar trabalhos freelancers e desenvolva projetos pessoais para usar como portfólio. Participe de eventos online e engorde seu currículo dessa maneira.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário