scorecardresearch ghost pixel



Conheça as mensagens de WhatsApp que são um perigo para você ficar atento

O número de golpes em redes sociais tem aumentado consideravelmente e prestar atenção nos conteúdos enviados te ajuda prevenir fraudes porque os golpistas costumam usar os mesmos mecanismos.



Ninguém quer lidar com prejuízos financeiros e danos morais ao usar o WhatsApp para se comunicar no dia a dia. Muitos criminosos espalham links com vírus ou manipulam informações em busca de vítimas fáceis. É necessário estar sempre atento a essas tentativas de golpe que comprometem a sua privacidade. 

Veja também: Atualização do WhatsApp pode ser perigosa para os usuários

Em geral, os relatos revelam que os golpistas agem de forma parecida, usando gatilhos de necessidade com o objetivo de chamar a atenção dos usuários. O primeiro alerta para não cair em golpes é observar se o número está salvo no seu celular ou algo suspeito nas conversas. 

Confira 6 mensagens que você deve prestar atenção no WhatsApp para evitar golpes no aplicativo 

Vagas de emprego: o anúncio contendo um link para se inscrever em uma entrevista de emprego com excelente oportunidade pode roubar seus dados. Ao clicar no encaminhamento uma página abre sem informações, com um programa que acessa as informações e registros do aparelho. 

Resgate de dinheiro: usando o nome do Banco Central, desconhecidos entram em contato para auxiliar no resgate de dinheiro. Contudo, o BC não faz nenhum tipo de intermediação nesse tipo de consulta e tudo indica que esse é mais um golpe usado pelos criminosos. 

Contas falsas: muitas empresas usam o app para se comunicar com os clientes, sendo assim, qualquer um que crie uma conta utilizando a identidade visual de uma companhia, consegue se passar por ela. Qualquer tipo de cobrança, solicitação de dados para cadastros e outras abordagens, busque identificar a veracidade do ocorrido. 

Clonagem de WhatsApp: do mesmo modo que nas empresas, se alguém usar o número de algum conhecido seu para pedir dinheiro emprestado, o roubo poderá ser concluído. Desconfie de qualquer pedido e questione a necessidade, tentando verificar se há vestígios de fraude. 

Fake News: não compartilhe informações falsas com ninguém e denuncie sempre que encontrar uma tentativa de transmitir ideias transgressoras.

Aplicativos espiões: ao baixar um aplicativo, conheça a procedência e comentários envolvendo seu uso, porque alguns apresentam malware que passam a controlar seu dispositivo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário