Regularizar o CNPJ da empresa evita que o registro seja excluído pela Receita Federal. Isso acontece quando existe alguma irregularidade, pendência ou até mesmo por tributos em atraso. Aprenda uma forma bem simples de regularizar o CNPJ antes de correr esse risco.
Leia mais: MEI cancelado: veja os motivos que podem bloquear o CNPJ
A preocupação é comum entre os microempreendedores individuais (MEI) e empresários em geral, afinal de contas, o CNPJ é um número único que é capaz de identificar cada pessoa jurídica. Além disso, perder esse registro pode resultar em uma série de problemas para os empreendedores.
Regularizar o CNPJ
O primeiro passo é conferir se existe alguma irregularidade no CNPJ. A consulta deve ser feita com frequência para evitar surpresas. A Receita Federal também tem o hábito de enviar comunicados para informar qualquer pendência em relação ao CNPJ.
Mas o empreendedor também pode se prevenir. Basta conferir sempre que possível o site da Receita Federal. A consulta ao CNPJ é capaz de indicar se é preciso regular alguma situação . Se estiver ativo, não existem pendências.
Porém se estiver suspenso, é sinal de irregularidade! Algo como… a inconsistência de dados. Além disso, se a consulta ao site da Receita indicar que o CNPJ está inapto, o motivo pode ser a falta de falta de declarações contábeis e demonstrativos por mais de dois anos.
Por isso, depois de consultar a situação do CNPJ e se houver indicativo de que algo está irregular, é preciso resolver a questão o quanto antes, caso contrário a Receita pode cancelar o registro.
Vale lembrar que o CNPJ irregular prejudica o dia a dia das empresas. Por exemplo: bloqueia a emissão de notas fiscais, a empresa fica impedida de participar de licitações e até de movimentar contas bancárias. Então veja qual é o problema e os documentos necessários para ficar com o registro em dia.