scorecardresearch ghost pixel



Descubra como fazer um churrasco perfeito sem segredos

A escolha da carne é fundamental para o sucesso do churrasco, mas saber preparar o ponto do fogo também influencia no sabor e no ponto certo.



O churrasco é amado por (quase) todo mundo, e cada um de sua maneira: no espeto, em tiras ou na grelha, o importante é ter uma boa carne e um bom fogo. E no Brasil não é diferente, de norte a sul todos amam churrasco, e como o Brasil tem um tamanho continental, temos culturas muito diferentes no modo de preparo. 

Veja também: Só 4 ingredientes: você vai arrasar com essa receita de massa de panqueca

Mais ao Sul, por exemplo, temos a tradição de usar espeto e apenas sal grosso como tempero. No Sudeste é usada mais a grelha e se usa temperos prontos para salgar a carne. Já no Norte e Nordeste se utiliza tradicionalmente espeto, mas se usa temperos prontos típicos da região para salgar a carne.

Planejamento é o primeiro passo para fazer um churrasco perfeito

O primeiro passo para planejar um bom churrasco é definir a quantidade e os tipos de carne, normalmente se define 400g para mulheres e 500g para homens de carne crua sem considerar o osso.

Para crianças pode-se considerar a metade do peso, já os acompanhamentos como linguiça, pão de alho, queijo coalho, entre outros, depende muito de como será o churrasco. Se for algo mais informal, por exemplo, logo que a carne estiver pronta já vai servindo, o consumo desses acompanhamentos será maior, mas se for mais formal, primeiro aguarda-se tudo ficar pronto para servir de uma única vez, o consumo tende a ser menor.

A importância da escolha da carne

A escolha da carne é fundamental para o sucesso do churrasco, mas em tempos de inflação alta está cada vez mais difícil comprar carnes mais nobres, como a picanha, que chega a custar mais de R$100,00 o quilo, com isso optar por carnes menos nobres pode baratear muito o churrasco e sem perder o sabor.

Como o Brasil é imenso, os nomes das carnes bovinas podem variar em cada região, por isso vamos usar os nomes “oficiais”. Um corte muito saboroso que agrada quem prefere uma carne mais magra e quem gosta de uma camada de gordura é a fraldinha, mesmo com a alta dos preços ela ainda tem um bom valor, abaixo dos R$50,00, outras opções são o coxão de dentro e o contrafilé.

A forma de temperar vai ao gosto de cada um, pode ser o sal grosso, tempero industrializado pronto, ou um tempero caseiro, mas o importante é cuidar para não salgar muito para não prejudicar a saúde. 

Como fazer o fogo certo para a carne

Tão importante quanto escolher uma carne de qualidade, é fazer um bom fogo e saber a hora certa de colocar a carne e o momento certo de virar. O ponto do fogo pode ser medido com a mão. Coloca-se a mão na altura que vai ficar a carne, e tem que estar quente o suficiente para que não consiga ficar mais que 5 segundos com a mão nesse local, caso contrário deverá colocar mais carvão na churrasqueira. 

Com o fogo na temperatura certa, você deve colocar a carne na churrasqueira, lembrando de colocar a gordura para a parte de cima e se tiver osso, colocar o osso para baixo. Esperar pelo menos 15 minutos para mexer na carne (salvo no caso de o fogo aumentar muito e começar a tocar na carne. 

Nesse caso tome as medidas necessárias para reduzir a chama e evitar que queime a carne). Isso fará um “selamento” na carne, que ajudará a manter a sua suculência. E quando virar pela primeira vez também deve-se aguardar uns 15 minutos para “selar” o outro lado. 

O ponto da carne varia muito com o gosto de cada pessoa, então não tem receita certa, mas a dica é: com a ponta da faca aperte a carne, quanto mais macia mais mal passada estará se estiver dura quer dizer que já está bem passada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário