scorecardresearch ghost pixel



Descubra quais as próximas etapas para receber o seu dinheiro do Banco Central

Confira quais etapas seguir para receber o seu dinheiro do Banco Central.



A população conheceu o Sistema Valores a Receber em fevereiro. Ele prometia que pessoas físicas e jurídicas poderiam realizar um resgate do dinheiro que fora esquecido em algumas instituições financeiras, o que deu o que falar. Afinal de contas, seria mesmo possível?

Veja também: Valores a Receber: Banco Central fala sobre data da segunda fase de consultas

Foram muitas as pessoas na época que passaram a se perguntar se elas teriam, de fato, direito a retirar algum dinheiro. O mais chocante ainda foi saber que existia tanta gente com valores extremamente altos “presos”, mas que logo poderiam receber.

A devolução dos valores teve início no dia 14 de fevereiro desse ano. Estima-se que, de lá para cá, mais de 8 bilhões de reais tenham voltado para as pessoas que tiveram direito a esse acesso; contudo, devido ao número alto de pessoas com valores a receber e também o grande montante de dinheiro para ser pago, algumas etapas precisam ser criadas para que tudo ocorra da forma mais organizada possível.

A primeira etapa realizada pelo governo se encerrou em abril. As pessoas e as empresas tiveram a oportunidade de resgatar valores bem altos nessa fase. Esses mesmos valores poderiam vir de até quatro fontes diferentes.

Mas isso não significa que já acabou! A próxima fase está prestes a começar. Segundo o governo, essa nova etapa do processo deveria ter tido o seu início ainda nesse mês, mas por motivos não revelados, precisou ser adiada. Por enquanto ainda não há muitas informações sobre a confirmação de uma nova data para o processo.

Apesar disso, já temos diversas outras novidades acerca do assunto para podermos ter uma noção de como tudo isso irá funcionar. Como, por exemplo, o fato de que será possível sacar dinheiro de mais de sete fontes diferentes dessa vez. Nós listamos todas elas aqui para você:

  • Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos, valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos, bem como valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
  • Entidades em liquidação extrajudicial;
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga que foram encerradas com saldo disponível;
  • Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop);
  • Fundo Garantidor de Créditos (FGC);
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o Banco Central (BC);
  • Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC.

Infelizmente as pessoas vão ter de esperar, ainda que ansiosamente, por uma nova data para isso.




Voltar ao topo

Deixe um comentário