Para quem está acostumado com cortes de carne como a picanha, alcatra ou contrafilé, talvez torçam o nariz para o acém. Por considerar ser um pedaço sem grandes atributos. Porém, o acém é um dos cortes mais saborosos da carne bovina, possui pouca gordura e pode ser consumido como carne moída, como assado, em picadinhos, ensopados, em molhos e em churrasco.
Veja também: Cortes nobres: 5 tipos de carnes consideradas iguarias
Dependendo da região em que você está no Brasil, o acém pode ser chamado diferente do nome que você conhece, pois esse corte também é conhecido como agulha, lombo de acém, alcatrinha do dianteiro, tirante, Chuck.
Qual parte do boi fica localizado o acém?
O acém é um corte localizado na parte dianteira, próximo da região do pescoço do boi. Trata-se de um corte relativamente grande, pesando em torno de 15 kg de peso bruto. O corte representa cerca de 32% de toda a carne bovina aproveitável.
É bastante comum as pessoas classificarem o acém como uma espécie de carne de segunda. Mas, conforme um ditado popular antigo dos apreciadores de carne: “os pedaços mais saborosos são aqueles que ficam perto do osso.”
Características do acém
O acém é um corte saboroso que fica próximo do osso, entre suas principais características podemos citar:
- É uma carne magra, mas que tem uma capinha de gordura que realça seu sabor;
- É um corte macio e suculento, com sabor marcante;
- O corte tem uma boa quantidade de colágeno, que pode ser usado em diversos pratos variados. Dá para fazer a carne do acém de diversas maneiras.
Cortes derivados a partir do acém
O acém é uma carne com bastante versatilidade, basta ver os diferentes cortes que podem ser retirados dele, são mais de dez cortes que podem ser extraídos do acém, como:
- Costelinha em ripa.
- Short rib.
- Costelinha em tiras do acém.
- Miolo do acém.
- Lombinho de acém.
- Chicote do acém.
- Cubos do acém.
- Medalhão do acém.
- Pescoço.
- Capa do acém.
- Meio do acém.
É possível fazer churrasco com cortes de acém
Apesar de não ser um dos mais tradicionais usados para fazer churrasco, sabemos que se souber trabalhar bem o acém dá para ter um assado bastante suculento e macio.
Então, quando você comprar carne de acém, converse com seu açougueiro para que te auxilie no melhor corte, conforme o objetivo de preparo.
E não se esqueça de averiguar a procedência da carne, pois toda a carne bovina precisa ter o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), o que indica ser uma carne que está nos moldes corretos ao consumo com toda segurança alimentar, além de comprovar que a carne não é clandestina.