scorecardresearch ghost pixel



Este sintoma pouco conhecido pode indicar que você tem colesterol alto

O colesterol alto acontece quando há um acúmulo de células gordurosas no sangue. Essa condição é silenciosa. Mas existe um sintoma que revela esse problema.



O colesterol é um tipo de gordura lipo proteica essencial para o funcionamento do organismo, 75% dessa gordura é produzida pelo corpo, e o restante 25% é recorrente da alimentação, especialmente de alimentos de origem animal.

Veja também: Hábitos perigosos que você pratica e nem se dá conta

Estar com o colesterol elevado significa que há um acúmulo de células gordurosas no sangue. Essa condição não apresenta nenhum sintoma, porém se não tratada adequadamente pode causar consequências perigosas como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

O que significa estar com colesterol alto?

Antes de explicar o que significa estar com colesterol alto, é preciso entender o que é colesterol. O colesterol é uma gordura produzida pelo fígado, exerce funções importantes como a produção de hormônios, constituição de membranas das células, produção de vitaminas e produção de ácidos biliares.

Popularmente conhecemos o colesterol por colesterol “bom” chamado de HDL e por colesterol “ruim”, o LDL. As taxas de colesterol são medidas através de exame de sangue. Quando o colesterol LDL estiver alto, significa que placas de gordura estão se depositando nas artérias, aumentando os riscos de entupimento no fluxo sanguíneo, que pode provocar ataque cardíaco ou AVC.

Qual o sinal no olho que pode revelar o problema de colesterol alto?

Embora o colesterol seja uma condição que não apresenta sintomas, sendo descoberto por meio de exame de sangue ou quando problemas mais graves de saúde acontecem, conforme o médico americano Dr. Chris Steele a um programa de televisão This Morning da ITV, existe um sintoma que pode ser percebido através do olho.

Trata-se de um sintoma precoce do colesterol alto. Esse sintoma recebe o nome de arcus senilis. Pode ser identificado através do formato de um círculo incompleto ao redor da borda da córnea. 

Para ficar mais fácil de entender, nosso olho possui a pupila que é o menor círculo de cor mais escura, e temos a íris que é a parte colorida do olho, e quando o colesterol está alto, surge um pequeno semicírculo branco ao redor da íris. De acordo com o médico, esse círculo incompleto indica que o paciente está com colesterol alto.

Eventualmente ocorre com pessoas mais velhas, mas há casos em pessoas com idade inferior a 50 anos. Mesmo não sendo um sintoma definitivo que certifica que a pessoa tem colesterol alto, ao perceber a existência desse anel branco, vale a pena solicitar o exame. Muitas vezes pode ser uma condição genética.

O colesterol alto é uma condição que pode ser evitada com práticas como atividade física, boa alimentação, por manter um peso saudável e pelo distanciamento de drogas e álcool.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário