Estes sintomas entregam que você está com deficiência de magnésio; veja riscos

Entenda para que serve o magnésio e o que a sua deficiência pode acarretar para a saúde humana. A lista de sintomas inclui condições bem desagradáveis para os pacientes.



Os minerais são nutrientes importantes para a manutenção da saúde, sendo que um deles é o magnésio. Além de mineral, ele também é um importante eletrólito do organismo. Praticamente todo o magnésio (99%) presente no seu corpo está presente nos ossos, músculos e tecidos moles, sendo que apenas 1% fica distribuído na corrente sanguínea.

Veja também: Alimentos da alegria: conheça 9 comidas que melhoram o humor

Em comparação com todos os outros, o magnésio é o quarto mineral mais abundante, o que evidencia a sua importância para a saúde. Ele trabalha fazendo o controle da glicose no sangue e ajuda a regular a pressão arterial, além de outras funções.

Para que serve o magnésio no corpo humano?

Não seria viável citar todas as funções que o magnésio desempenha dentro do organismo. Ele se envolve com 300 reações orgânicas e é fundamental para a maior parte dela. No entanto, é possível citar algumas das principais vantagens do nutriente:

  • Atua nas contrações musculares;
  • Regula o metabolismo da insulina;
  • Trabalha para a regulação da pressão arterial;
  • Interfere na reprodução humana;
  • Faz a síntese de DNA e proteica;
  • Age na transmissão nervosa.

Principais sintomas da deficiência de magnésio no corpo:

Da mesma forma que o mineral gera uma série de benefícios essenciais para o corpo, a deficiência de magnésio pode produzir sintomas bem desagradáveis, como:

  1. Enxaqueca;
  2. Fraqueza muscular
  3. Cãibras;
  4. Glaucoma;
  5. Hipertensão;
  6. Impotência;
  7. Infecções bacterianas ou fúngicas recorrentes;
  8. Insônia e problemas para dormir;
  9. Ossos fracos e potencialmente osteoporose;
  10. Piora dos sintomas da TPM;
  11. Síndrome da perna inquieta.

Normalmente, a deficiência de magnésio é associada a várias condições de saúde. Elas incluem insuficiência cardíaca, enxaqueca crônica, resistência à insulina, diabetes tipo 2, Alzheimer e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Se você apresenta algum dos sintomas listados acima, procure atendimento médico especializado para saber qual é o melhor tratamento disponível para o seu caso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário