scorecardresearch ghost pixel



Geladeira pode ser penhorada? Veja o que entra na lista em casos de dívidas

Você sabia que até a sua geladeira pode ser penhorada, se você deixar de pagar uma conta em dia? Entenda quais são os direitos e os riscos.



Ter qualquer dívida que seja não é uma situação confortável para quem deve nem para a pessoa que espera receber o seu dinheiro. É pior ainda quando os bens entram em jogo. Você sabia que até uma geladeira pode ser penhorada? Confira outros itens que também entram na lista.

Leia mais: Negativados podem fazer negociação de dívidas na Serasa

O risco de ter algum bem penhorado bate à porta de muitos brasileiros, principalmente porque boa parte das famílias tem alguma dívida. O principal razão por trás disso é o cenário econômico atual e o desemprego, fatores que prejudicaram o orçamento.

Geladeira penhorada

A geladeira não é a única que pode ser penhorada em caso de dívida. Se o credor recorrer à justiça, o juiz pode determinar que outros bens entrem como parte da quitação. Pela lei, os bens móveis em geral entram na lista.

Quando a dívida é com impostos em atraso, por exemplo, podem ser penhorados os valores disponíveis nas contas da pessoa que está em débito. Por outro lado, quando se trata de alguma empresa privada, a cobrança precisa ser levada à justiça, pois a regra muda.

Então quando o oficial de justiça visita a casa ou a empresa da pessoa que tem um débito, ele avalia quais itens que estão ali podem ser penhorados.

Mas a penhora pode ser desfeita quando a pessoa consegue pagar o débito antes que o leilão aconteça, então fique tranquilo. Inclusive, essa é a principal orientação para quem ninguém fique no prejuízo.

Apesar disso, é importante lembrar que nem todos os bens podem ser penhorados, por exemplo, um carro que seja usado como o meio de transporte que garante o sustento da família deve ficar de fora.

Além disso, a residência onde a família mora também está fora da jogada. Ela não entra como possibilidade de penhora por ser o único imóvel usado como moradia pelo devedor, ou seja, apenas o mínimo essencial não entra na lista.

A dica dos especialistas é sempre encontrar formas de negociar a dívida com a empresa e evitar a necessidade de penhora, pois assim é mais fácil conseguir uma boa maneira de quitar o débito sem colocar qualquer bem conquistado em risco.




Voltar ao topo

Deixe um comentário