scorecardresearch ghost pixel



INSS publica novas regras do consignado para quem recebe o BPC

Com as mudanças, os bancos e instituições financeira só poderão oferecer consignado para BPC após 180 dias da concessão do benefício.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) limitou a contratação de crédito consignado para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O período é de até 90 dias depois da concessão, assim como já é feito com os novos aposentados e pensionistas.

Leia mais: Desconto de 65% na conta de luz para mais de 200 mil famílias; saiba como solicitar

Isso quer dizer que as pessoas que passarem a ser atendidas pelo BPC só poderão pedir o empréstimo consignado depois de 3 meses. O benefício paga R$ 1.212 de forma assistencial. As mudanças constam agora na instrução normativa 134, publicada no Diário Oficial da União.

Consignado para BPC

A intenção, segundo o INSS, é reduzir as fraudes e proteger os beneficiários do endividamento. Assim, antes de liberar o empréstimo consignado eles têm a chance de avaliarem o orçamento da casa com a nova renda, sem comprometer parte do dinheiro logo depois da liberação do benefício.

Outro detalhe é que a instrução normativa também proíbe que bancos e demais instituições financeiras façam a oferta de empréstimos consignados por até 180 dias depois da concessão do benefício. A liberação do consignado para quem recebe o BPC foi por meio de uma medida provisória, de março deste ano.

Assim, de acordo com a nova regra para o consignado de quem tem o BPC, os beneficiários não podem receber nenhum tipo de contato que estimule a contratação de crédito. E isso inclui SMS, e-mail, ligação telefônica e qualquer outra forma de oferta.

O requisito para a liberação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) leva em conta a renda familiar de até um quarto do salário mínimo por pessoa da casa. O BPC é destinado para idosos e pessoas com deficiência.

Por ser um benefício assistencial – e não previdenciário – não é preciso contribuir com o INSS para ter direito ao BPC.

Entenda o consignado

O crédito consignado é concedido com desconto automático das parcelas na folha de pagamento ou no benefício recebido pelo contratante do crédito. Pela segurança no pagamento, esse tipo de empréstimo tem juros menores.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário