scorecardresearch ghost pixel



INSS: Qual a idade mínima para se aposentar em 2022?

Veja o que mudou na concessão da aposentadoria por idade após a implementação da Reforma da Previdência em 2019.



A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é almejada por muitos brasileiros. Mas antes de pensar em solicitá-la, o segurado precisa entender algumas regras de concessão do benefício, que costumam exigir o cumprimento de tempo de contribuição e idade mínima.

Leia mais: INSS: 4 coisas que você PRECISA saber antes de solicitar sua aposentadoria

Com a implementação da Reforma da Previdência de 2019, as normas de liberação da aposentadoria do INSS sofreram mudanças importantes, o que pode dificultar ainda mais o acesso da previdência aos trabalhadores. No geral, houve uma alteração significativa em relação à idade mínima do INSS para mulheres.

Desse modo, na tentativa de suavizar os impactos das mudanças, foram estabelecidas as chamadas regras de transição, que possibilitam uma fusão entre as regras antigas e a novas, principalmente para quem que estavam prestes a se tornar segurado antes da Reforma.

Aposentadoria por idade mínima do INSS

Segundo as normas da Reforma da Previdência, para se aposentar por idade, a mulher deve ter, pelo menos, 62 anos de idade, além de 15 de recolhimento. No caso dos homens, a questão da idade permaneceu intacta, sendo de 65 anos.

No entanto, buscando amenizar esse aumento, foi criada uma regra de transição para a aposentadoria por idade mínima: a cada ano, vão sendo acrescentados seis meses no tempo de contribuição da mulher até que a idade mínima exigida seja fixada no ano de 2023.

Confira como está sendo feita a transição:

  • 2020: era necessário ter 60 anos e 6 meses
  • 2021:  era necessário ter 61 anos
  • 2022: é necessário ter 61 anos e 6 meses
  • 2023: será necessário possuir 62 anos (idade mínima fixada).

Quais os critérios exigidos para se aposentar por idade em 2022?

Após esclarecer as questões envolvendo a idade mínima, aqueles que pensam em se aposentar pelo INSS por esta modalidade em 2022 devem cumprir com as seguintes condições:

Requisitos exigidos Para homens Para mulheres
Idade mínima 65 anos 61 anos e 6 meses
Carência 15 anos de tempo de contribuição, o equivalente a 180 recolhimentos mensais 15 anos de tempo de contribuição, o equivalente a 180 recolhimentos mensais

Como solicitar a aposentadoria do INSS?

A solicitação do pedido de aposentadoria do INSS pode ser feito via site ou aplicativo Meu INSS. Após fazer login, basta procurar a opção “Agendamentos/Solicitações” e, em seguida, “Novo Requerimento”.

Feito isso, selecione a opção de aposentadoria e clique na aba “Aposentadoria por Idade” para continuar. Preencha todos os campos com as informações necessárias e, por último, aguarde a análise do pedido pelo INSS.




Voltar ao topo

Deixe um comentário