scorecardresearch ghost pixel



Nova CNH: o que indica a categoria A1 para motos?

A nova CNH trouxe uma mudança que tem deixado os condutores em dúvida. É a indicação da categoria A1 para motos. Veja o que ela significa.



O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começou a circular em todo o Brasil no início de junho e trouxe novidades: a categoria para motos indicada como A1. Você sabe o que ela significa? Entenda essa mudança na nova CNH que está sendo emitida em todo o país.

Leia mais: Quais profissões dão direito a se aposentar mais cedo?

O documento está ainda mais completo e tem sido impresso nas cores verde e amarelo. O Governo Federal informou que a CNH está com mais dispositivos de segurança do que o modelo anterior como, por exemplo, é o caso da tinta especial fluorescente que brilha no escuro e de outros detalhes que só podem ser vistos com luz ultravioleta.

Categoria para motos A1

Muito além das mudanças que reforçam a segurança ao dificultar as falsificações, a nova CNH passou a ter uma categoria para motos indicada como A1, mas muitos não sabem o que ela abarca.

A explicação foi dada pelo Ministério da Infraestrutura. A categoria A1 nada mais é que uma adequação à Convenção de Viena, ou seja, um acordo internacional para deixar o trânsito mais simplificado.

Em Portugal, por exemplo, a categoria para motos A1 vale para quem tem mais de 16 anos e indica a permissão para conduzir motos de até 125 cc, desde que de potência máxima de 11 kW.

Dessa forma, a categoria A1 incluída na CNH no Brasil apenas indica um padrão internacional e facilita a vida dos condutores que forem para o exterior. Em outras palavras, não houve alteração nas categorias da CNH.

Além disso, os motoristas não são obrigados a fazerem a troca da CNH só por causa do novo modelo. A mudança será gradativa e se dará conforme os documentos perderem a validade e precisarem de renovação.

O novo modelo está disponível para quem emite a 2ª via ou vai tirar a primeira habilitação. É por isso os condutores não precisam ter pressa para a troca do documento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário