scorecardresearch ghost pixel



Novo RG: descubra quando será obrigatório atualizar o documento

Modelo atualizado da Carteira de Identidade Nacional (CIN) inclui uma série de novidades para evitar fraudes.



A nova carteira de identidade dos brasileiros foi anunciada há alguns meses, mas os estados ainda não começaram a emitir o documento. A boa notícia é não será preciso esperar muito mas tempo: a emissão começa no dia 4 de agosto em todo o Brasil.

Leia mais: Renovação da CNH: grupo de motoristas tem até HOJE para regularizar a situação junto ao Detran

Até o momento, sete estados e o Distrito Federal já estão aptos a confeccionar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que terá um modelo único para o país. As demais unidades federativas precisam se adequar até março de 203.

Preciso trocar meu RG agora?

Ninguém precisa correr para substituir o documento, que continua válido pelos próximos dez anos. “A substituição será feita de forma gradual e gratuita. É importante ressaltar que a identidade atual continua válida até 2032. A troca será gradual e sem atropelos”, informou o governo.

A CIN terá uma versão física, em papel ou plástico, e outra digital. O formato online ficará acessível somente após a emissão da carteira física, por meio do aplicativo Gov.Br.

Passaporte

Uma das grandes novidades é uso do documento de identidade em viagens internacionais. Ele será aceito nos postos imigratórios de países do Mercosul, mas o passaporte será indispensável em outras nações.

Ainda sobre o passaporte, uma nova versão do documento fica disponível a partir de setembro de 2022. “Além de moderno, o novo passaporte traz mais itens de segurança, pois alguns foram inseridos e outros atualizados”, detalha o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

O documento de viagem continuará custando R$ 257,25 mesmo após a atualização. Sua validade também segue sendo de 10 anos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário