scorecardresearch ghost pixel



Substrato ‘bomba’ para orquídeas; elas vão pesar de tantas flores

Veja uma receita bem simples para fazer o melhor substrato para orquídeas que você pode encontrar. Os ingredientes são bem simples, basta seguir corretamente o passo a passo.



As orquídeas são flores capazes de despertar a paixão até mesmo de pessoas que não são tão adeptas aos vegetais assim. Uma das belezas está nos desafios de cultivar essas belas plantas em casa, que costumam florir apenas uma vez no ano, se forem bem cuidadas. Por isso, hoje você vai aprender a fazer o melhor substrato para orquídeas que você já conheceu.

Veja também: Conheça quais são as frutas com mais agrotóxicos no Brasil

Melhor substrato para orquídeas: saiba mais

Primeiramente, vale a pena explicar de forma breve o que são as orquídeas. Para quem ainda não tem tanta familiaridade com o assunto, elas são flores que ocorrem na natureza e se prendem em árvores. No Brasil, existem cerca de 2,3 mil espécies distribuídas em 191 gêneros diferentes.

 

A maioria é composta por plantas epífitas, ou seja, elas precisam de outros vegetais para se desenvolver. Diferentemente do que algumas pessoas imaginam, as orquídeas não são parasitas de árvores. Elas apenas se fixam nos troncos, mas não sugam os nutrientes do vegetal que as apoia.

Outra característica inusitada das orquídeas é que sua bela flor costuma aparecer apenas uma vez por ano. Isso não ocorre com todas, mas com a maioria das plantas mais comuns sim. Por isso, os cuidados devem ser tão especiais. Afinal, quando surge a flor, um forte aroma doce se espalha pelo ambiente.

Como fazer o melhor substrato para orquídeas

As orquídeas são plantas que se prendem em árvores e precisam de boa sustentação para se manterem bem e saudáveis. Para isso, você precisa de um substrato bem aerado e instável. Prenda sua orquídea a uma casca de árvore firme e grossa.

 

Utilize no substrato um pouco de cascalho, terra vegetal adubada, cascas de pinus, carvão vegetal granulado e jornal picado.

O mais importante é manter a orquídea bem escorada na casca grossa de árvore que você separou. Utilize adubos naturais feitos com casca de ovo e matéria orgânica (de preferência líquidos). Se preferir, existem boas opções de adubos químicos para suas flores.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário