scorecardresearch ghost pixel



Real Digital deve ampliar o controle do dinheiro

Com a nova versão do real, o Banco Central ficará responsável pelo controle do fluxo de dinheiro. Veja essa e outras possibilidades.



Os testes do Real Digital devem começar em 2023, segundo nova previsão divulgada pelo Banco Central depois da greve dos servidores. O atraso no início das operações só aumentou a expectativa dos brasileiros. A nova moeda poderá ter controle do seu dinheiro. Entenda como isso pode acontecer.

Leia mais: Olha o golpe! 7 dicas boas para não ser enganado no posto de combustível

O Real Digital vai ser garantido pelo Banco Central. É a possibilidade do uso de novas tecnologias, com a redução dos gastos de papel. Em outras palavras, o novo dinheiro vai funcionar como uma extensão da moeda física, com a promessa de maior agilidade nos pagamentos.

Real Digital e o controle do dinheiro

De acordo com um artigo divulgado pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), o Banco Central terá controle total do dinheiro da população por meio do Real Digital.

Isso porque o sistema vai permitir ao Banco Central travar o saque das pessoas. Ou até mesmo congelar e adiar o resgate do dinheiro.

A expectativa do BC é que o Real Digital estimule a inovação. Isso se daria por meio de contratos inteligentes, assim como dos pagamentos programados e soluções mais personalizadas.

Além disso, todo o ambiente do Real Digital é regulado e seguro. Outra vantagem é que a moeda digital deve ter menos volatilidade nos preços em relação às criptomoedas.

No caso das empresas, elas poderão usar o Real Digital por meio de um ambiente regulatório. Já as pessoas físicas poderão fazer transferências entre contas e pagamentos.

A versão digital do real vem sendo estudada pelo Banco Central desde 2015. De lá para cá vários avanços foram feitos e novos testes devem melhorar o Real Digital antes da ampla liberação. A expectativa é criar a possibilidade de novos modelos de negócio, com um sistema bancário mais inclusivo.

Os bancos digitais poderão transformar depósitos em tokens para acessar os novos serviços. E tais tokens poderão ser revertidos em Real Digital. Mas tudo dentro de uma programação, com agendamento e limite diário para que os depósitos virem real digital. Assim, o Banco Central ficará responsável pelo controle do fluxo de dinheiro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário