scorecardresearch ghost pixel



Se beber café, não saia para fazer compras; entenda o porquê

Entenda o que alguns pesquisadores americanos perceberam sobre o ato de beber café antes de sair para fazer compras. Os resultados podem fazer você pensar duas vezes.



Quase todos os adultos adoram beber café, pelo menos nas primeiras horas da manhã. A bebida é rica em cafeína e ajuda a combater o sono e a preguiça para encarar a rotina do dia. No entanto, alguns pesquisadores descobriram dados interessantes.

Veja também: Você bebe café com açúcar? Descubra como isso afeta sua expectativa de vida

Um estudo desenvolvido no Sul da Flórida, sugere que você não deve beber café antes de sair para fazer compras. Isso porque pessoas que fazem isso acabam ficando mais propensas a comprarem objetos apenas por impulso.

O que faz o impulso aumentar depois de beber café?

Os pesquisadores instalaram uma máquina de café expresso na entrada de três lojas diferentes. Ao todo, 300 pessoas receberam uma xícara de 100 mg de café como cortesia nos estabelecimentos. Outros clientes também receberam a bebida, porém sem cafeína.

Desse modo, os dados mostraram que pessoas que tomam café antes das compras gastam 50% mais se beber café com cafeína. Além disso, essas pessoas escolhiam 30% mais objetos para comprar do que as demais, que tomaram a bebida descafeinada ou do que aquelas que não beberam café.

“A cafeína, como um poderoso estimulante, libera dopamina no cérebro, o que excita a mente e o corpo. Isso leva a um estado energético mais alto, que por sua vez aumenta a impulsividade e diminui o autocontrole”, disse um dos pesquisadores, Dipayan Biswas.

Experimento em laboratório

Os estudiosos decidiram investigar os efeitos de beber café também em laboratório. Para isso, foi montado um grupo com 200 alunos de escolas de administração.

Durante a pesquisa, os mesmos resultados foram observados. Os alunos que tomaram café com cafeína também agiram por impulsos. Foi dada uma lista de mercadorias para que eles comprassem diversos produtos.

Assim, foi percebido que beber café de fato pode influenciar na hora das compras. Por isso, pense duas vezes antes de tomar cafeína e sair para comprar qualquer coisa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário