scorecardresearch ghost pixel



Taxa Selic alta é algo bom ou ruim? Entenda agora

Entenda o que é a Taxa Selic e veja se o aumento dela é algo positivo ou negativo para o brasileiro.



Provavelmente você já ouviu falar sobre a taxa Selic em algum momento, certo? Tendo um papel importante na economia brasileira, é muito comum que acabemos lendo matérias sobre a Taxa Selic, no entanto não são todas as pessoas que têm algum conhecimento acerca do assunto.

Veja também: Taxa Selic chega a 13,25%, maior juro básico em 6 anos

Sendo definida como a taxa básica de juros da economia, a Selic está sendo usada como material principal em diferentes noticiários a cada 45 dias. Independentemente se é para falar sobre a sua queda ou sobre o seu aumento, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) está sempre atualizando suas informações.

Para esse mês de junho, por exemplo, a taxa Selic foi definida em 13,25% ao ano, o que mostra uma alta significativa e surpreendente. Então para que você entenda se essa alta é boa ou ruim para todos nós, vamos discorrer sobre o assunto em alguns tópicos que podem te ajudar a compreender o que está acontecendo.

O que é a Taxa Selic?

A tal Selic, que é tão comentada por diversas pessoas, principalmente pelos amantes da economia que estão sempre por dentro de tudo para conseguirem controlar seus investimentos, é uma taxa de juros da economia brasileira que influencia todas as outras taxas de juros do Brasil, como as que são as cobradas em empréstimos e financiamentos.

O que significa Selic?

Agora que você já entendeu o que é a Taxa Selic, vamos falar sobre o significado da palavra com a qual ela foi batizada. Na verdade, Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Esse é um programa virtual onde os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente.

Como funciona a taxa Selic

Após entender o que significa a Taxa Selic e qual é o significado da sigla tão citada por aí, vamos falar um pouco sobre o funcionamento da Selic, qual é a sua importância e como a alta na taxa pode afetar seu dinheiro e os seus investimentos.

Em relação ao seu funcionamento, é preciso entender, em primeiro lugar, a necessidade básica de qualquer governo: ter dinheiro para investimentos e para o pagamento de dívidas. A principal forma de arrecadar esse dinheiro, como já sabemos, é por meio dos impostos e dos empréstimos, como o título do Tesouro Nacional.

Assim os títulos são certificados de dívidas emitidos e vendidos pelo próprio governo por intermédio da Selic. Além disso, quem compra o título ganha direito de, em determinadas datas, receber o valor de volta com o acréscimo de juros.

Qual a sua importância? Como saber se o aumento da taxa é bom ou não?

Já com relação a sua relevância para nós, podemos mencionar que conforme a taxa Selic aumenta, o objetivo é de desacelerar a economia, impedindo a inflação de ficar muito alta; no entanto, caso ela diminua, o consumo será estimulado para que a economia volte a ser aquecida. Infelizmente isso permite que a inflação seja elevada.

Como isso afeta o  dinheiro e os investimentos?

Por fim, agora que você entendeu que a taxa Selic em alta tem um certo objetivo positivo, vamos mencionar como a taxa pode afetar a sua graninha e os todos os investimentos. De forma geral, o que acontece é o seguinte:

  • Se a taxa Selic diminui: crédito fica mais acessível, inflação diminui;
  • Se a taxa Selic aumenta: preços baixos e estáveis, juros de créditos aumentam.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário