scorecardresearch ghost pixel



Visto que permitirá aos brasileiros encontrar emprego em Portugal avançou um passo; saiba mais

Confira os principais detalhes sobre o visto que irá permitir que brasileiros possam encontrar trabalho em Portugal de forma legal e sem burocracia.



Buscar emprego fora do país tem sido o principal desejo de muitos brasileiros que querem se destacar no mercado de trabalho. Portugal, por exemplo, é um dos países em que os brasileiros mais encontram oportunidades, no entanto o primeiro problema com o qual eles se deparam tem relação com o visto.

Veja também: Portugal facilita o pedido de cidadania para brasileiros com nova lei

Pensando justamente nisso, na última quarta-feira, o Conselho de Ministros de Portugal aprovou mais um passo para a criação do visto que permite os brasileiros irem até o país europeu para buscar emprego de forma legal.

Na verdade, com essa aprovação, o que o Conselho quer mesmo é diminuir a burocracia no processo de regularização de estrangeiros no geral que desejam ingressar ao mercado de trabalho Português e, ao mesmo tempo, estão buscando que essa seja a melhor forma de resolver a questão da escassez de mão de obra nas terras portuguesas.

Após a aprovação, o próximo passo é a votação da nova lei na Assembleia da República. Apesar de não haver data marcada para a apresentação da ideia, há uma boa chance dela ser aprovada, então não é à toa que muitas pessoas já se encontram animadas com isso.

O texto de defesa da medida alega que o país está carente da contribuição da imigração para conseguir sustentar o desenvolvimento econômico e demográfico de Portugal.

Entendendo o déficit de mão de obra no país

Para entender um pouco mais sobre a medida e, consequentemente, sobre o déficit de mão de obra em Portugal, podemos destacar que a população – no geral – é muito envelhecida, sendo assim, são poucos os profissionais capacitados no lugar que possam servir o mercado de trabalho.

Além disso, outros pontos que valem a pena mencionar são: o país está se destacando cada vez mais no que diz respeito ao turismo e tecnologia, portanto é um país muito influente sobre os outros.

Por outro lado, o Brasil é um país com mão de obra sobrando, assim a medida surge como uma forma de tentar unir o útil ao agradável por dar essa possibilidade de emprego para profissionais brasileiros altamente capacitados.

Vistos que já existem

Apesar de a ideia desse novo visto ainda estar sendo analisada, existem outros vistos que já estão em vigor há um bom tempo, como os esses que nós iremos comentar abaixo. Fique por dentro:

Visto de Turismo

O visto de turista é um dos que já existe e está em uso há muitos anos. Ele permite que os brasileiros entrem em Portugal para conhecer os pontos culturais, empresariais ou jornalísticos por um período de até 90 dias. Caso seja apresentado um pedido, o turista pode ficar mais 90 dias no país sem precisar de um novo visto.

Mas é preciso ter atenção sobre o valor das taxas consulares e das administrativas, pois elas variam conforme a categoria do visto e idade do viajante.

Temporário

Além do visto turismo, outro visto que é muito comum é o temporário. Nesse caso, os cidadãos podem permanecer em Portugal por até 12 meses, ou seja, um ano completo. As taxas também variam conforme a categoria e a idade do indivíduo.

Categorias para a estadia:

  • Estudo;
  • Trabalho;
  • Golden visa;
  • Estágio, voluntariado e formação profissional;
  • Fixação de residência;
  • Reagrupamento familiar;
  • Estudo temporário;
  • Desporto amador;
  • Trabalho temporário;
  • Tratamento médico;
  • Intercâmbio de estudo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário