scorecardresearch ghost pixel



5 alimentos que NÃO precisam ir para a geladeira, mas você ainda insiste

A geladeira é onde a maioria das pessoas armazena uma abundante quantidade de comida para que elas não estraguem, mas você sabia que esses alimentos não devem ser guardados lá porque pode até ser perigoso para saúde?



Sempre que chegamos do mercado, a nossa primeira ação é colocar tudo na geladeira, pois nós temos a impressão de que tudo que seja de comer e que seja perecível precisa ficar em uma temperatura mais baixa e estável para não estragar. Era assim que as nossas avós e mães faziam, mas será que estava mesmo certo?

Veja também: Por que não pode guardar ovo na porta da geladeira?

Parece que não é bem assim que as coisas funcionam! Há alimentos que não precisam ir para geladeira. E mais! Colocá-los lá pode provocar o efeito contrário: o armazenamento fará com que eles estraguem mais rápido.

Confira quais sãos os cinco alimentos que seguem essa regra, ou seja, eles não precisam ficar na geladeira. Temos certeza de que você não fazia ideia e que será pego de surpresa com os exemplos.

Cebola

Cebola
Cebola

Colocar cebolas na gaveta de baixo da geladeira é um hábito quase específico dos brasileiros, mas que deveria ser revisto, uma vez que esses legumes adoram lugares secos e escuros.

A dispensa é o local perfeito para eles ficarem, assim como em caixas de madeiras. Se eles ficarem em lugar gelado e muito iluminado, vão murchar mais rapidamente.

Alho

Alho

Sim, o alho é um outro exemplo de alimento que precisa de ar para se manter fresco. O primeiro problema do alho na geladeira é que ele irá perder um pouco do sabor. O maior problema é o mofo que pode ou não acabar surgindo.

Então o mais recomendado é você deixá-los em temperatura ambiente. A melhor parte? Assim ele poderá ficar na sua dispensa por mais de dois meses sem estragar!

Mas estamos falando do alho com casca, hein? Se você já o picou, o certo é consumi-lo o mais rápido possível.

Tomate

Tomate
Tomate

Você pode fazer o experimento na sua casa deixando uma tomate na geladeira e uma tomate fora. Não será difícil de perceber que a da geladeira vai perder a sua cor mais rapidamente.

Isso acontece porque a temperatura baixa não ajuda muito e ainda faz com que ela perca os seus nutrientes. Em outras palavras, a fruta não só perde a cor bonita como também o sabor e seus benefícios.

Maçã

Maçã

As maçãs são complexas. A sua casca é a única proteção que ela precisa. Não faz diferença nenhuma deixar uma maçã dentro ou fora da geladeira nas primeiras três semanas.

Se por algum motivo você quiser armazenar algumas por mais do que esse período, aí sim deve-se recorrer à geladeira, mas antes disso não muda nada.

Batata

Batatas

E por fim vamos falar das batatas, que podem ficar com um gosto pior e até fazer mal para a pessoa que a consome. Acontece que o amido dentro da batata muda e vira açúcar quando ela está na geladeira. Sabia? Aposto que não.

Isso vai mudar não só a cor mas também a textura, o sabor e até os valores nutricionais de uma batata inglesa, por exemplo. O melhor lugar para ela, assim como a cebola, é algo como uma dispensa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário