scorecardresearch ghost pixel



Caixa fará nova rodada de saques do PIS/Pasep em julho?

Ansioso para colocar as mãos no dinheiro que é seu por direito? Talvez seja preciso esperar um pouco mais do que gostaria. Confira os detalhes sobre o PIS/PASEP de Julho.



O abono salarial já ajudou muitas pessoas em 2022. O benefício que estava parado por causa de algumas questões financeiras que foram causadas pela pandemia do vírus COVID-19 acabou voltou durante esse ano e tem contemplado muitos brasileiros.

Veja também: Saques PIS/Pasep 2019 e 2020 ainda estão liberados; faça a consulta já!

O programa contemplou as pessoas anualmente até 2020, quando esse dinheiro precisou ser remanejado para os esforços do combate ao vírus. Foi apenas nesse ano, quando as coisas se acalmaram, que ele voltou a ser pago. Mas mesmo muitas pessoas já tendo recebido o valor, fica a dúvida sobre se haverá mais pagamentos no mês de julho ainda permanece.

O que leva muita gente a criar a expectativa de que uma nova rodada aconteça mês que vem é que antes da pandemia, o pagamento do PIS/Pasep acontecia sempre no mês de número sete do ano. Como já vão ter se passado três meses desde os últimos pagamentos, o governo já teria tido tempo de se reestruturar.

Apesar disso, os brasileiros podem ficar decepcionadas em saber que não parece existir qualquer intenção do governo em liberar uma nova rodada de pagamentos.

Isso porque, ao que tudo indica, o executivo – quando fez o planejamento dos pagamentos – colocou todos os recursos disponíveis para o pagamento logo na primeira data de resgate, fazendo com que não existisse qualquer outro fundo para uma nova rodada.

Como o pagamento desse ano foi baseado nos valores a receber de 2020, é provável que o PIS/Pasep volte da mesma forma no ano que vem, mas pagando os valores referentes a 2021.

Então já adiantamos para você que se quiser ter direito ao benefício no ano de 2023, será preciso que sejam cumpridas algumas exigências referentes a esse ano vigente.

  • Ter a sua inscrição feita no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado por 30 dias consecutivos em um emprego formal e devidamente registrado em carteira;
  • Estar com todas as suas informações atualizadas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Mas vale lembrar que essa parte cabe aos seus antigos ou atuais empregadores.

E para sanar qualquer dúvida restante, você pode saber se terá direito ao benefício ou não de uma forma muito simplificada.

Se você é um trabalhador do setor privado, você pode:

  • Ver através do aplicativo Caixa Trabalhador;
  • Ver no site da Caixa Econômica Federal;
  • Consultar a questão pelo telefone de atendimento da Caixa (0800 726 0207).

Já no caso do trabalhador de setor público, ele pode usar os telefones da central de atendimento do Banco do Brasil para verificar a situação:

  • 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 729 0001 (demais cidades);
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário