scorecardresearch ghost pixel



Adultos devem tomar leite: entenda os motivos

O consumo de leite por adultos faz bem para manter fortalecidos os ossos, além de ser importante para coagulação sanguínea e para contração muscular.



O primeiro alimento recebido nos primeiros instantes que saímos do útero é o leite. Durante os primeiros seis meses de vida (pelo menos) é a única fonte nutricional recomendada pelos médicos, pois é considerada como alimento completo.

Veja também: 5 alimentos que você PRECISA comer se tem colesterol alto; veja lista

No entanto, para a maioria das pessoas esse hábito não se encerra aos seis meses, é incorporado ao longo de toda a vida. Fato que gera grandes discussões sobre a necessidade ou não de continuar bebendo leite na fase adulta, já que o homem é o único mamífero que consome leite após a infância.

Mas será que é mesmo necessário continuar tomando leite após o desmame? Continue acompanhando para saber a resposta.

Benefícios do leite: adultos devem ou não tomar 

O alimento na opinião de alguns médicos não é visto como algo ruim. O leite consumido contém vários nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

No alimento estão contidos carboidratos, gorduras, proteínas e o cálcio, um mineral bem importante para a saúde em geral. Vale destacar que a recomendação do consumo de leite é basicamente por causa do cálcio.

Um copo de 200 ml fornece cerca de 240 mg de cálcio, isso representa cerca de 25% das necessidades diárias. Um adulto, precisa de algo entre 1000 e 1200 mg de cálcio por dia. Essa quantidade pode ser consumida em outros alimentos, como por exemplo o feijão. Porém, para obter os mesmos 25% de cálcio necessários diariamente, seria preciso consumir cerca de 1,7 kg de feijão.

Apesar de todo esse benefício, não é somente no leite que podemos retirar as quantidades de cálcio diárias que nosso organismo precisa. Outras fontes de laticínios como queijos e iogurte também fornecem as mesmas indicações. 

Desta forma, o consumo de leite e seus derivados são importantes para a saúde, mas como não são os únicos, nada impede que sejam substituídos por outros alimentos fontes de cálcio.

A função do cálcio no organismo

O cálcio é um mineral que ajuda na manutenção dos ossos e dentes. Um mineral que ajuda na coagulação sanguínea, na contração dos músculos e na transmissão de impulsos nervosos. E junto com a vitamina D ajuda evitar doenças relacionadas à estrutura óssea, como a osteoporose, por exemplo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário