scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a checar se um veículo está em processo de busca e apreensão

Checar se o veículo está em processo de busca e apreensão é importante para não cair em uma furada! Sendo assim, antes de comprar um carro, você deve conferir toda a documentação. Está com suspeitas? Saiba como consultar esses dados.



Na hora de comprar um carro, vários itens são checados: conforto, segurança, custo-benefício e muitos outros que são fundamentais para o dia a dia. Contudo será que você sabe como conferir se um veículo está sendo procurado por alguma razão? Nunca pensou nisso? Veja como fazer a pesquisa e se proteger de problemas futuros.

Leia mais: Recursos do carro que ajudam a economizar combustível, mas que ninguém conta

O processo de busca e apreensão acontece quando a empresa que liberou o financiamento quer reaver o veículo por falta de pagamento. Dessa forma, se a dívida é confirmada, a empresa pode pedir a busca do carro devido ao não pagamento dos valores acordados.

Busca e apreensão

Porém as coisas não são feitas de uma hora para outra! Antes disso, a empresa que está na situação de credor tem que notificar algo do tipo à pessoa que está em débito antes de partir para a apreensão do veículo. É o que consta na lei. Essa notificação é feita por meio de carta extrajudicial, mas também pode ser realizada por protesto do título.

É por essa razão que é tão importante conferir todos os detalhes do veículo antes da compra, pois só assim é possível confirmar se os documentos estão em dia e há risco de o veículo estar em processo de busca e apreensão.

Em outras palavras, é necessário confirmar a regularidade da documentação. Se o veículo estiver alienado, por exemplo, é sinal que há alguma dívida. Ele fica nessa condição até que os valores de financiamento sejam quitados.

Para conferir se realmente há alguma pendência em relação ao veículo, basta ter informações do Renavam e da placa. Depois disso, basta acessar o site do Detran do estado onde o veículo está registrado.

No site, você só precisa seguir essas etapas:

  • Clique em “veículos”;
  • Depois em “Débitos restrições e vistorias”;
  • Vá em “Veículos de terceiros – débitos, restrições e vistorias”.

Ao informar o Renavam e a placa, o sistema indica imediatamente se alguma pendência ali pode impedir a venda do veículo. Como é o caso de quando ele está alienado, por exemplo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário