scorecardresearch ghost pixel



Auxílio de R$ 1.000 para taxistas chega em agosto com parcela TURBINADA

Grupo que estava no aguardo do benefício liberado pela nova PEC terá acesso a uma parcela dupla no mês de agosto.



Uma notícia que agradou muito à classe dos taxistas foi a da recente aprovação da PEC dos Benefícios, pois desde o início ela havia anunciado que promoveria a criação de um benefício para quem trabalha com táxi pelo Brasil. Os profissionais da área já vinham se queixando bastante por causa dos aumentos no preço do combustível.

Veja também: Agosto promete: auxílio EM DOBRO vai beneficiar 800 mil caminhoneiros e taxistas

Por causa do constante abastecimento para rodar pela cidade, os lucros das corridas vinham diminuindo muito.

Além de competir com os motoristas de aplicativos, os taxistas viram o salário cair no final do mês toda vez que mais um aumento era constatado nos postos de gasolina. Felizmente agora eles terão um amparo do governo, ainda que temporário.

O programa chamado de Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis ou Bem-Taxista já está sendo organizado. Cada prefeitura está encaminhando ao Governo Federal o cadastro dos motorista de táxi elegíveis para o auxílio.

Esse processo de envio de dados começou na última segunda, 25. Ele será feito em basicamente três etapas.

A ideia é que o auxílio seja pago em seis parcelas de mil reais. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, isso deve se tornar uma realidade já em 16 de agosto. A melhor parte da história é que duas parcelas do auxílio serão liberadas logo de cara.

Segundo o Ministério: “Neste primeiro momento, não há necessidade de qualquer ação por parte dos taxistas. A prestação das informações referentes aos taxistas é de inteira responsabilidade das prefeituras. Eventual consulta sobre a inclusão do motorista de táxi na relação informada pelo município deverá ser feita diretamente à prefeitura”.

Quando o projeto ainda estava sendo discutido, muita gente acreditava que os benefícios já seriam pagos nos valores novos no mês de julho. Embora isso não tenha acontecido, o governo entende que esse auxílio para os taxistas deveria se dar por pelo menos seis meses.

Como o projeto só vai durar até dezembro, não seria possível estender o pagamento até janeiro, então para que os seis meses fossem pagos, a equipe optou por pagar um mês a mais em agosto, que seria referente ao mês de julho.

Vale lembrar que terão direito ao benefício apenas os taxistas que tiverem permissão ou concessão, isto é, alvará com cadastro vigente junto à prefeitura. Além de, é claro, estarem com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida.

No entanto o governo também deixou claro que o só estar cadastrado não é garantia alguma de que todo motorista vai receber o pagamento, pois antes disso os dados de cada um serão analisados pelo Dataprev. Aí sim eles vão determinar dizer quem terá ou não o direito.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário