É comum ouvir relatos de amigos e familiares que já passaram pela situação de ter tido o cartão de crédito cancelado. Nos últimos meses, clientes dos bancos Inter, C6 Bank, Credicard e Nubank relataram na internet que tiveram o acesso ao serviço suspenso de forma inesperada.
Leia mais: Nubank pega todo mundo de surpresa e lança o ‘PIX no crédito’; confira a novidade
O fato que é um dos dos principais problemas enfrentados pelas fintechs envolve a emissão de cartão de crédito após pedido do cliente que, se não utilizá-lo depois do recebimento, pode ter a aprovação cancelada. E os cartões de crédito sem anuidade são aqueles que mais sofrem desse risco.
Além disso, muitas instituições, ao perceberem inatividade na conta por mais de 12 meses, acabam acionando o cancelamento automático do cartão.
Motivos que levam ao cancelamento do cartão de crédito
Veja a seguir alguns motivos que podem levar ao cancelamento do seu cartão de crédito:
- No caso de documentação errada;
- Quando há desinteresse comercial;
- Para ações de suspeita de fraude;
- Se houver o descumprimento dos termos de uso;
- Na ausência de transações como saque, depósitos e transferências indicam inatividade da conta;
- Em caso de negativação do CPF;
- Quando há pendências de documentação após prazo estabelecido pela instituição.
Cancelando cartões
Ao oferecer um saldo pré-aprovado no cartão de crédito, as empresas levam em consideração os chamados “limites operacionais”, que variam de acordo com o porte da instituição.
Neste caso, assim que um cliente pede para ter um cartão, mas não o utiliza, a empresa entende que isso impede que um outro cliente em potencial esteja usando o saldo e gerando lucros. Ou seja, a lógica diz que não faz sentido deixar um limite parado com um cliente que não utiliza o cartão.
Outros bancos, como o Santander, por exemplo, costumam realizar esse tipo de cancelamento de forma gradativa, começando pela redução do limite até a suspensão do serviço.
Para evitar que isso aconteça, existem 3 dicas que devem ser analisadas: 1.Use seu cartão pelo menos uma vez por mês; 2. Não deixe seu cartão sem utilização por mais de seis meses; 3. Sempre utilize um percentual considerável do seu limite para não haver redução.