scorecardresearch ghost pixel



Bons motivos para tirar seu dinheiro da poupança hoje mesmo

Confira quais são as formas mais vantajosas para investir suas finanças com bastante segurança neste momento de 2022. A poupança está longe de ser a melhor opção.



A taxa básica de juros (taxa Selic) chegou a 13,25% ao ano em 2022. Por isso, muitas pessoas que têm algum dinheiro guardado começam a se perguntar onde vale a pena investir as quantias. O objetivo é fazer com que o dinheiro que está parado renda mais a partir da situação econômica brasileira atual. Neste sentido, entenda por que não vale a pena colocar na poupança.

Veja também: Taxa Selic em alta: descubra onde vale a pena investir

Motivos para você deixar a poupança de lado

Hoje, o investimento na caderneta seguirá paralisado em 6,17% ao ano mais a Taxa Referencial (TR). Em outras palavras, o aumento da Selic faz com que a poupança permaneça bem abaixo da inflação.

1 – Você perde dinheiro

Como a inflação está quase o dobro dos rendimentos da poupança, isso quer dizer que você sempre perderá alguma quantia deixando o dinheiro parado nela. Imagine que os seus ganhos do ano desvalorizem cerca de 10%. Se deixar o dinheiro na poupança, ele vai render pouco mais de 6% no ano.

2 – Teto de rendimento

A poupança tem um limite de rendimentos e ela já atingiu esse teto atualmente. Isso quer dizer que, diferente de outras aplicações, os valores não podem crescer mais.

3 – Ela não é o mais seguro

A poupança é bastante segura, mas não é o investimento mais garantido de todos. O Tesouro Direto, por exemplo, é bastante confiável e um dos mais seguros, por exemplo.

Outras formas de investimento

Veja como ficam outras formas de aplicação com a Taxa Selic atual.

Ordem das informações: Investimento – Rendimento líquido real, com desconto da inflação e do IR.

  • Poupança: -2,50%;
  • Tesouro Selic: 1,50%;
  • CDB de banco médio: 2,95%;
  • CDB de banco grande: -0,92 %;
  • LC: 3,43%;
  • LCA: 3,67%;
  • LCI: 4,03%;
  • RDB: 3,04%;
  • Debêntures incentivadas: 5,60%.

Os rendimentos mais vantajosos são as debêntures incentivadas, que são títulos de empresas para financiar projetos, por exemplo. Elas estão livres de imposto de renda, assim como as LCI e LCA – Letras de Crédito Imobiliários e Letras de Crédito do Agronegócio.

No entanto, se você não é um grande investidor, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) também é vantajoso. Para investimentos menores do que R$ 250 mil, compensa colocar o dinheiro direto no CDB para obter liquidez diária.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário