Atingir o peso ideal tem sido a meta de muitos brasileiros nos últimos anos, principalmente, pelo fácil acesso de informações. Cada vez mais pessoas estão tendo consciência dos riscos que representa à saúde estar com sobrepeso. A alimentação desregulada, a falta de exercícios físicos, fatores hormonais e estresse são os principais causadores do sobrepeso.
Veja também: 4 hortaliças que melhoram a memória e ajudam a emagrecer
Nutriente fundamental para quem quer emagrecer
Um estudo feito pelo Bake and Cake Gourmet, um portal de receitas saudáveis, evidenciou que cerca de 60% das pessoas que querem emagrecer, se submetem a uma dieta restritiva.
Contudo, não é necessariamente a melhor maneira de alcançar um peso ideal. Pois, não é segredo para ninguém, que manter uma alimentação saudável, e evitar a ingestão de alimentos com excesso de carboidratos, açúcar e gordura é muito mais eficaz para perda de peso quando associada a exercícios físicos.
Mas, você sabia que existem nutrientes que ajudam a potencializar a perda de peso. Um exemplo de nutriente que ajuda a emagrecer são as fibras. Encontradas em grãos integrais, frutas, leguminosas e vegetais, elas mantêm a saciedade por mais tempo, além de controlar a absorção de açúcar e gorduras.
Só que os benefícios das fibras não são apenas estes. Elas melhoram o trânsito intestinal, auxiliam na perda de peso, além de ser benéfica no longo prazo, pela diminuição dos riscos de saúde, doenças cardíacas, diabetes e até câncer de intestino.
Benefícios da ingestão de fibras
- Diminui casos de diverticulite
- Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
- Contribui para o bom funcionamento da flora intestinal
- Ajuda na eliminação de substâncias desnecessárias ao organismo
- Bom para ampliar o ambiente de bactérias boas no intestino
Mas afinal, quanto de fibras alimentares devemos consumir por dia?
Para a Organização Mundial de Saúde, o recomendado por pessoa é consumir 25 gramas de fibras todos os dias.
De acordo com especialistas, pessoas vegetarianas geralmente têm o Índice de Massa Corpórea menor se comparado aos onívoros. Isso porque os vegetarianos ingerem muito mais fibras alimentares na dieta. Desta forma, costumam ser mais magros.
Portanto, inclua na dieta alimentos como legumes cozidos, crus ou no vapor, aveia, vegetais como brócolis e repolho, gérmen de trigo, frutas e cereais, pois são ótimos para emagrecer e para ter muito mais saúde. Só não esqueça que é importante beber bastante água.