scorecardresearch ghost pixel



Conta de luz: distribuidoras de energia apostam em programas de renegociação de dívidas

Empresas de todo o país adotam estratégias como assistentes virtuais e negociação delivery para recuperar débitos.



Os consumidores brasileiros estão ganhando novas oportunidades para pagar suas dívidas com operadoras de energia elétrica. Algumas empresas chegam a oferecer descontos de até 90% em contas de luz atrasadas, mirando em reduzir a inadimplência e aumentar a arrecadação.

Leia mais: Com nova CNH em vigor, versão antiga perdeu a validade? Veja o que mudou

Especialistas avaliam que a renegociação beneficia tanto o consumidor quanto a empresa. “Para a companhia, vale a pena porque isso permite que ela siga seu planejamento, invista em melhorias na rede e no atendimento ao consumidor”, explica Mauro Calil, fundador da Academia do Dinheiro.

Estratégia é o que não falta para essas empresas. A Equatorial, distribuidora com mais dez milhões de clientes no Norte e Nordeste, criou programas fixos de renegociação em canais digitais e agências.

“Também criamos a negociação delivery, em que um agente vai até a casa da pessoa. Em 15 minutos, pode acertar o débito via Pix. Oferecemos parcelamento em até 24 meses”, explica Jean Gama, gerente de Cobranças e Cadastro do grupo Equatorial. A novidade agora é a assistente virtual Clara, criada para viabilizar os atendimentos via WhatsApp.

No Rio, a Light permite negociação da dívida com desconto e parcelamento no cartão de crédito desde o ano passado. Cerca de 40 mil consumidores que atrasaram o pagamento de pelo menos uma fatura já foram beneficiados e conseguiram descontos de até 90%.

A distribuidora também tem um programa permanente de renegociação com atendimento via WhatsApp ou nas agências físicas. O cliente pode parcelar em até 24 vezes no cartão de crédito ou 12 vezes na conta de luz, com entrada de 40% do saldo devedor.

“Entendemos o momento delicado que o país passa e queremos facilitar o pagamento para que o consumidor não fique sem o serviço. É uma forma de evitar que ele passe para a irregularidade através dos “gatos””, afirma Thiago Guth, diretor comercial e de operações da Light.

Feirões de renegociação

Durante os feirões realizados no ano passado, 54.729 clientes negociaram dívidas com a EDP, grupo que atende 28 municípios de São Paulo e 70 do Espírito Santo. “É oferecida redução na entrada e condições especiais mesmo para quem já possui débito de negociações anteriores”, detalha Evandro Scopel, diretor de Planejamento e Engenharia da Distribuição da EDP.

Entre janeiro de 2020 e maio de 2022, a Enel Brasil autorizou 4,2 milhões de negociações para consumidores do Rio, São Paulo, Goiás e Ceará. Em São Paulo, o programa Enel Facilita terá três novas datas em julho, contemplando contas de luz com mais de 61 dias de atraso.

“Os cadastrados com o benefício da Tarifa Social têm a opção de parcelar a fatura em até 36 vezes, com pagamento de 10% de entrada, sem encargos e juros”, completa André Oswaldo do Santos, diretor de Mercado da Enel Distribuição São Paulo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário