scorecardresearch ghost pixel



Cores têm significados ocultos que influenciam muito sua vida; saiba quais

A psicologia das cores é a ciência que estuda como o cérebro humano lida com o conjunto de sensações e sentimentos causados pela visualização das cores.



A maneira em que nosso cérebro lida com os estímulos sensoriais causados pelos diversos tons de cores que enxergamos é a chamada ciência da psicologia das cores. De acordo com o livro da cientista, psicóloga e escritora Eva Heller, as cores estabelecem uma comunicação específica em nosso cérebro conforme suas tonalidades.

Veja também: Alimentos que prejudicam a saúde do cérebro que você deveria evitar

Isso significa dizer que as cores exercem influência sobre as nossas emoções, impactando à nossa maneira de pensar, de se comportar e sobre as nossas ações. A psicologia das cores tem sido aplicada em diversos segmentos, como o design, moda, cinema, entre diversos outros.

A descoberta de que somos seres influenciáveis pelo poder do impacto que as cores exercem sobre nossos sentidos, fez com que as empresas utilizassem esse efeito para benefício próprio. 

Por essa razão, profissionais de marketing se debruçam para estudá-las e, melhor usá-las em suas campanhas, com objetivo de conectar e comunicar melhor com seu cliente. Agora entenda como cada cor é interpretada por nosso cérebro.

Psicologia das cores: o que cada cor revela sobre nós e quais sentimentos nos provocam

Azul

Azul claro, azul bebê, azul royal e azul celeste, são alguns dos tipos de tonalidade que fazem parte da preferência da maioria das pessoas. Esta cor remete a paz, tranquilidade, bondade, lealdade, equilíbrio. Costuma ser escolhida por pessoas com personalidade mais conservadora. Nos negócios pode simbolizar mais previsibilidade, confiança e poder. Em ambientes proporciona mais calma e tranquilidade.

Vermelho

É uma cor quente relacionada à paixão, energia, desejo, excitação e amor, porém, pode ser relacionada à raiva, violência e ao sentimento de ódio. Na área da economia, o vermelho representa problemas financeiros. Para pessoas com personalidade mais quietas e tímidas, o vermelho transmite mais confiança e poder.

Laranja

É uma cor quente que transmite a ideia de energia, vitalidade, alegria. É estimulante à criatividade. Também remete ao sentimento de autoconfiança e otimismo.

Roxo

É uma cor considerada rara na natureza e conhecida como “a cor da realeza”.  Faz referência a intuição, calma, introspecção e, ainda, a riqueza, o luxo e ao poder.

Amarelo

É também uma cor quente, associada a energia, espontaneidade, alegria e disposição. Simboliza leveza, espiritualidade, sabedoria e juventude.

Verde

Associada à sorte, ao dinheiro e à prosperidade. Além disso, está ligada à saúde, à fertilidade e à natureza. Simboliza calma, tranquilidade, harmonia e segurança.

Marrom

Faz referência ao que vem da terra e a natureza. Para muitos essa cor transmite conforto, segurança, autenticidade e simplicidade. Mas, também indica conservadorismo.

Preto

É a cor que remete ao luto, a perda e a dor. Por outro lado, pode simbolizar o mistério, sofisticação, estilo, segurança e inteligência.

Branco

É a cor que representa a pureza, a paz, o nascimento, o amor e a fé.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário