scorecardresearch ghost pixel



Depressão e ansiedade geram auxílio-doença do INSS? Tire essa dúvida


Auxílio por incapacidade temporária é um direito do segurado que não está condições de exercer suas atividades laborais.



O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem uma série de auxílios para atender as mais diversas necessidades dos seus segurados. Um dos programas mais conhecido e que mais gera dúvidas é o auxílio por incapacidade temporária, também conhecido como auxílio-doença.

Leia mais: Novo golpe na praça! Prova de vida do INSS está sendo usada para roubar aposentados

Apesar de sua popularidade, há quem não saiba exatamente quais as condições que dão direito aos pagamentos. Quem tem doenças mentais como depressão e ansiedade pode solicitar o auxílio-doença? Como fazer o pedido? Veja mais detalhes a seguir.

Quem tem direito?

O benefício atende cidadãos que cumprem os seguintes requisitos:

  • Ter realizado ao menos 12 contribuições mensais;
  • Estar na qualidade de segurado do INSS;
  • Ser afastado por pelo menos 15 dias do trabalho;
  • Comprovar incapacidade temporária de realizar suas atividades laborais.

A carência, ou tempo mínimo exigido antes do pedido, não precisa ser cumprida nos casos de doença grave ou profissional já prevista, ou ainda de acidente de trabalho.

Alienação mental

Em 2020, o 285 mil auxílios-doenças foram concedidos em todo o país, 33,8% a mais que em 2019. De acordo com uma pesquisa do próprio INSS, a “alienação mental” foi a terceira maior causa de afastamentos no período.

Alienação mental é uma deterioração dos processos cognitivos, temporária ou permanente, consequente de doença psíquica. Quando ela ocorre, o indivíduo deixa de ser capaz de administrar sua vida social.

Depressão, depressão pós-parto, anorexia, transtorno Borderline e transtorno de ansiedade são alguns exemplos de condições que podem resultar nesse processo, por isso também geram o auxílio-doença.

Como solicitar o auxílio-doença

O segurado que deseja solicitar os pagamentos precisa cumprir todas as regras mencionadas, além de passar por uma perícia médica. Na data marcada, é importante apresentar o maior número de laudos, atestados e documentos que comprovem sua condição.

O pedido do auxílio-doença é realizado no site ou aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone 135. Quem escolhe solicitar pela internet precisa criar uma conta no portal gov.br.




Voltar ao topo

Deixe um comentário