scorecardresearch ghost pixel



Desconfie: criminosos usam faturas falsas da Vivo para roubar dados bancários

Por desatenção das vítimas, os criminosos estão se dando bem no golpe da falsa fatura. Veja como se proteger e como evitar que os seus dados pessoais sejam roubados pelos golpistas.



Os clientes da operadora Vivo devem redobrar a atenção diante do novo golpe da falsa fatura. Os criminosos enviam um e-mail para as pessoas com um boleto que carrega a marca da operadora. Ao clicar no link, os golpistas conseguem pegar os dados bancários das vítimas muito facilmente. Aprenda a se proteger.

Leia mais: Vivo abre 1.480 vagas de trabalho em 12 estados do Brasil

A tentativa dos criminosos é fazer com que as vítimas paguem boletos que não são reais. Para conseguir isso, eles criam faturas muito semelhantes e que podem enganar os clientes mais desatentos. Nos últimos casos registrados na polícia, a maioria dos boletos falsos usavam o nome da operadora Vivo.

Golpe da falsa fatura

Os golpistas usam quase sempre uma estratégia comum aos criminosos: a de criar a falsa sensação de urgência, ou seja, eles indicam por e-mail que a fatura não foi paga e que por isso a conta pode ser cancelada.

Na tentativa de evitar que isso aconteça, muitos clientes acabam por pagar a falsa fatura sem nem desconfiar que tudo não se passa de mais um golpe na praça, pois não têm tempo ou não se dão ao trabalho de conferir o PDF.

Quase sempre os criminosos indicam que o vencimento da fatura é no mesmo dia em que o e-mail é enviado. E indicam também que aquela é a última chance de quitação do débito antes do cancelamento do serviço, por exemplo.

Ao clicar no link enviado pelos criminosos, a falsa fatura permite que os golpistas consigam os dados bancários das vítimas, por isso a orientação é para que as pessoas sempre desconfiem de links enviados por e-mail.

A dica é procurar os canais oficiais, como é o caso do site ou do aplicativo da Vivo, pois assim é possível conferir se realmente há algum débito que deve ser pago. Só então o cliente deve verificar e pagar a conta.

Nesse golpe em específico, o link enviado pelos criminosos com a falsa fatura é no formato ZIP. Ao clicar nele, a pessoa instala um malware – software malicioso – chamado Grandoreiro, por onde os dados são acessados, como senhas e informações bancárias. O conselho é nunca fazer o download antes de checar a procedência do e-mail.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário