scorecardresearch ghost pixel



Desconto na conta de luz? Saiba como se inscrever e pagar mais barato na sua

Programa Tarifa Social de Energia Elétrica está oferecendo descontos para as famílias que apresentam determinados níveis de consumo de eletricidade.



Todos sabem que uma das contas mais altas que o brasileiro precisa pagar mensalmente é a de luz. As infames bandeiras tarifárias, que estão aí por causa da escassez de água, tem contribuído bastante nos últimos anos para que as contas cheguem nas casas dos trabalhadores com valores muito acima do normal.

Veja também: Conta de luz com 65% de desconto para todo o Brasil em JULHO; veja quem recebe

A boa notícia é que algumas famílias, sobretudo as de baixa renda, terão a oportunidade de pagar menos a partir de agora. A novidade que já agrada a muitos está disponível graças ao programa Tarifa Social de Energia Elétrica.

Essa iniciativa ajuda cerca de 23 milhões de pessoas atualmente e promete seguir se expandindo para que cada vez mais pessoas em situação de vulnerabilidade econômica possam poder usufruir da energia elétrica sem precisar se preocupar tanto com atrasos constantes no pagamento e de eventuais cortes no fornecimento de luz.

Mas vale lembrar que o desconto na conta não é oferecido de uma forma muito tradicional, ou seja, todos os meses de forma padronizada. Ele é dado de acordo com a quantidade de energia consumida por cada casa no mês.

A ideia é que quanto menos você gastar, maior será o seu desconto. Essa é uma forma de incentivar as famílias a evitarem o desperdício de eletricidade. Dessa forma, a tabela de descontos é a seguinte:

  • Quem consome entre 101 e 202 kWh no mês terá 10% de desconto;
  • Quem consome entre 31 e 100 kWh no mês terá 40% de desconto;
  • Quem consome até 30 kWh no mês terá 60% de desconto.

É importante lembrar que as famílias que ultrapassarem 202 kWh no mês não receberam nenhum desconto! Sendo assim, é preciso ficar atento ao gasto desnecessário de energia elétrica.

Para uma família conseguir fazer parte do benefício, é necessário se certificar de que eles estão em ordem com a lista de exigências abaixo. Confira:

  • É preciso estar devidamente cadastrado no CadÚnico e com os dados atualizados;
  • Ter uma renda mensal familiar que seja de, no máximo, R$ 606 per capita;
  • Contar com uma renda familiar total que não passe do valor equivalente a três salários mínimos;
  • Ter em sua casa algum familiar que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Ter o endereço atualizado, bem como a fatura de energia em seu nome ou no de alguém que viva contigo.

E a melhor parte disso tudo é que a pessoa não precisa fazer uma inscrição no programa. Isso acontece porque o governo coloca automaticamente como “apto” aqueles que fazem parte do CadÚnico e que estão em conformidade com a lista de exigências acima.

Outro ponto importante para se lembrar é que as famílias indígenas e quilombolas têm um desconto especial, que pode chegar a até 100%, caso gastem menos de 50 kWh em um mês.




Voltar ao topo

Deixe um comentário