scorecardresearch ghost pixel



ESTAS são as 3 cidades que devem receber o 5G nesta sexta, 29

Até o momento, Brasília foi o município piloto, ou seja, o primeiro a receber tecnologia "full 5G", em vigor desde o dia 6 de julho.



Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 3 novas capitais brasileiras estão aptas a receber a faixa de 3,5 GHz, popularmente conhecida como 5G “puro”. São elas: Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB). Por atender os requisitos necessários, a nova tecnologia deve ser implementada nas cidades a partir desta sexta-feira, 29.

Leia mais: WhatsApp permite esconder o status online dentro do aplicativo

Até então, a cidade de São Paulo também receberia a frequência junto com as demais capitais daqui a alguns dias, conforme anunciado no início de julho pelos Ministérios das Comunicações e a Anatel. No entanto, de acordo com o conselheiro da agência, Moisés Moreira, a capital paulista ainda não conseguiu atingir as condições exigidas para o início das atividades.

“As exigências estão associadas à migração das parabólicas para a banda Ku (campanha de comunicação e distribuição de kits); na conclusão das atividades relacionadas à desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz; e à mitigação de interferência na faixa de 3.700 MHZ a 4.200 MHz”, declarou o conselheiro, que também é presidente do grupo responsável por monitorar a implementação do 5G no Brasil.

Implementação do 5G em novas cidades

Para esta quarta-feira, 27, está programada uma reunião extraordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).  O encontro servirá para que os integrantes discutam a respeito da autorização do 5G para as novas cidades.

Conforme informa Moisés, o intuito é liberar a internet de quinta geração para Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa em breve. Até o momento, Brasília foi o município piloto, ou seja, o primeiro a receber tecnologia “full 5G”, em vigor desde o dia 6 de julho.

O planejamento inicial da Anatel determina que todas as capitais brasileiras recebam a nova frequência até o dia 29 de setembro. Nos demais municípios com população igual ou superior a 500 mil  habitantes, a expectativa de liberação é a partir do dia 1º de janeiro de 2023.




Voltar ao topo

Deixe um comentário