scorecardresearch ghost pixel



Estes são os 7 tipos de inteligência: descubra qual define suas habilidades

Algumas culturas valorizam mais as habilidades de raciocínio lógico para considerar alguém inteligente, mas é preciso considerar que existem outros saberes distintos e importantes no desenvolvimento humano.



A sociedade evoluiu a partir da tecnologia porque inúmeros conhecimentos foram reunidos em uma tarefa multidisciplinar. Portanto, cada pessoa tem um tipo de inteligência e contribui com esse processo de evolução. Entender quais as suas aptidões auxilia na hora de escolher uma área de estudo ou trabalho, garantindo bons resultados e satisfação. 

Veja também: Sinais de baixa inteligência emocional: veja o que fazer agora

Diferente do que se pensava até o século XX, que restringia a definição de inteligência às áreas estritamente analíticas, atualmente são identificados 7 tipos de capacidade cognitiva. Estudados por Howard Gardner, esses fatores ajudam a diferenciar performances pessoais com certa precisão, evitando comparações que enfraquecem a autoestima. 

Sete tipos de inteligência que estão presentes na vida de todas as pessoas

Inteligência linguística

A habilidade da comunicação e boa escuta são notáveis, revelando forte capacidade de compreender contextos, ensinando aos outros diversos aprendizados. Dessa forma, consegue compreender as necessidades alheias facilmente.

Inteligência lógica

Além de boa memória, quem tem inteligência lógica gosta de resolver problemas e costuma ser bom em matemática. A organização e apego pelos critérios são características de quem tem esse traço.

Inteligência motora

Entre a dança e o artesanato, as artes manuais representam a expressividade de uma forma mais subjetiva ainda. Essas pessoas entendem o corpo de uma forma integral e conseguem realizar movimentos rítmicos.

Inteligência espacial

A inteligência espacial está muito ligada ao esporte e atividades que envolvem perspectiva. Os indivíduos com habilidades espaciais reconhecem rapidamente ângulos, referências de movimento e detalhes.

Inteligência musical

Tocar instrumentos não é nada fácil e precisa usar vários sentidos do corpo, portanto, a sensibilidade também está presente em quem desenvolve inteligência musical.



Inteligência interpessoal

A capacidade de ter inteligência emocional é admirável, mas ultimamente poucos têm conseguido enfrentar os conflitos internos com sabedoria. Aqueles que são capazes de entender o interior tendem a ser considerados autênticos, reunindo outras inteligências.

Inteligência intrapessoal

Poucas pessoas na história do mundo se destacam pela personalidade e liderança, porque conseguem transmitir uma mensagem com sucesso. Consegue assumir responsabilidades e reunir pessoas em torno de um objetivo. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário