scorecardresearch ghost pixel



Evite esses alimentos à noite e você terá uma noite de sono tranquila

A alimentação noturna precisa ser bem controlada e enriquecida de vitaminas, fibras e pobre em calorias, açúcares e gorduras. Isso evita problemas de sono.



O que você come à noite pode interferir na qualidade de seu sono. Alimentos muito calóricos, com excesso de gordura e sal podem contribuir para o aumento de peso. É importante ter moderação nas escolhas alimentares em todas as refeições, mas à noite, pode ser que o intervalo entre a refeição e a ida para cama não seja suficiente para fazer a digestão completa.

Veja também: Truque do TikTok promete fazer dormir rápido (em 2 minutos)

A solução é optar por alimentos mais leves e saudáveis. O nutricionista Guilherme Graciano passou algumas dicas básicas para o período noturno.

  • Não exagerar na quantidade de alimentos, comer o suficiente;
  • Consumir alimentos leves que sejam de digestão rápida;
  • Não comer alimentos ricos em gordura;
  • Fugir de pratos calóricos, pois atrapalham o sono, por demorarem mais tempo para serem digeridos.

Confira os alimentos que devem ser evitados à noite

Bebidas cafeinadas

Bebidas energéticas, café ou chá (chá preto, mate ou chá verde) que contenham cafeína na sua composição, devem ser evitados de ser consumidos à noite, principalmente próximo da hora de dormir. A cafeína é um estimulante para o sistema nervoso que interfere na liberação da adenosina, responsável pela sensação de sonolência que ocorre à noite. O recomendado é não consumir cafeína depois das 18 horas.

Bebidas açucaradas e doces

Pesquisas alertam sobre os riscos de comer doces e bebidas açucaradas pouco antes de dormir, pois causam um efeito estimulante, que pode atrapalhar na hora de pegar no sono.

Um recente estudo mencionou que durante à noite há liberação do hormônio da melatonina no organismo, esse hormônio diminui a liberação de insulina e da tolerância à glicose, esse fato aumenta os riscos de diabetes tipo 2. Além disso, comer doces à noite faz com que o corpo sinta mais sede, o que interfere na qualidade do sono.

Bebidas alcóolicas

Beber qualquer tipo de bebida à noite interfere na qualidade do sono, fazendo com que seja mais superficial e ocorre menos a fase do sono REM, que promove o relaxamento profundo do corpo. 

Frituras

O problema de comer alimentos preparados na gordura é que impedem a agilidade do processo digestivo. Além disso, causa um desconforto gástrico, sensação de estufamento e azia. Não se deve esquecer que alimentos fritos são ricos em gorduras saturadas de origem animal, que causam inflamações no organismo e estimulam a gordura abdominal e os riscos entupimento das artérias.

Por fim, para manter a saúde e evitar problemas no sono, deve -se optar por alimentos leves e nutritivos, que oferecem maior saciedade. Então, prefira opções à base de proteínas, fibras e menos carboidratos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário