scorecardresearch ghost pixel



Não dê bobeira na hora de emitir a CNH: conheça as novas regras do Detran

As regras para tirar CNH foram alteradas. Agora os brasileiros contam com uma certa facilidade a mais para conseguir emitir a carteira de habilitação. Saiba o que mudou.



É muito importante que as pessoas que ainda não têm CNH, mas pretendem tirá-la fiquem cientes de como as regras do Detran funcionam. E mais do que isso, é fundamental que estejam sempre acompanhando as mudanças que esse órgão faz em suas normas.

Veja também: Nova CNH do Brasil terá validade em Portugal; saiba como funciona

O Departamento Estadual de Trânsito, como também é chamado, está sempre atualizando algumas de suas regras para tornar a experiência de tirar a CNH a mais justa e segura possível, garantindo que todos saiam das aulas não só habilitados mas também como motoristas conscientes.

Porém como essas mudanças não costumam ser tão noticiadas por aí, é essencial que o aspirante a motorista fique de olho nas alterações por conta própria.

Uma coisa muito importante que quem vai tirar a CNH pela primeira vez tem que ter em mente é que muitas mudanças no órgão só acontecem de forma estadual. Sendo assim, é vital que na hora de verificar os detalhes sobre as regras, a pesquisa seja feita considerando o estado em que o cidadão reside.

Existem alterações a nível nacional, mas elas são mais raras, por isso o mais importante é ficar de olho no que cada estado implementa individualmente.

Uma das grandes mudanças recentes foi o fim da obrigatoriedade do simulador. Apesar de ser uma boa forma de julgar a aptidão ou falta dela para novos motoristas, ele acabava pesando financeiramente para muitas famílias.

Afinal, a pessoa que pretendia emitir a CNH tinha de pagar para poder fazer essas aulas. Com o fim, agora fica um pouco mais barato para poder dar início ao processo de conseguir a habilitação.

Outro problema retratado com frequência era o péssimo funcionamento dos aparelhos. Eles davam defeito com frequência e acabavam custando caro para autoescolas. Enquanto estavam em manutenção, os equipamentos só atrasavam os alunos.

Outra mudança que pôde ser vista foi a diminuição no número de aulas práticas obrigatórias. Isso agradou os mais apressados que querem ter em mãos a autorização para dirigir o mais rápido possível.

Por outro lado, as pessoas que queriam se sentir mais preparadas por meio de um maior número de aulas se sentiram mal com a nova regra, acreditando que isso pode prejudicar a capacidade final de cada novo motorista.

Originalmente, se você fosse tirar a carteira na categoria B, ou seja, para carros, 25 horas de aulas práticas eram necessárias, mas agora apenas 20 horas já são suficientes.

Apenas lembre-se que o Detran pode mudar as suas regras novamente sem grandes avisos, então é importante sempre estar de olho em como as coisas estão no momento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário