scorecardresearch ghost pixel



FGTS: como funciona o saque para desempregados?

Várias condições previstas em lei permitem o saque dos valores do FGTS, mas os trabalhadores devem conhecer todas elas para ter acesso ao dinheiro disponível no momento em que precisarem. Veja alguns exemplos.



A demissão sem justa causa é a condição mais comum para o saque dos valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mas ela não é a única que permite o acesso ao dinheiro. Veja em quais outros momentos o trabalhador ou a pessoa desempregada pode fazer o saque do FGTS e ter acesso a um dinheiro extra.

Leia mais: Confira 5 benefícios para desempregados que ainda são válidos

Os valores podem ser usados também em situações como o término do contrato de trabalho por prazo determinado. E não só assim, mas também quando acontece a rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato. Outras situações também são permitidas por lei.

Saque dos valores do FGTS

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o saque dos valores do fundo de garantia é permitido na aposentadoria; na rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior; em casos de situação de emergência ou estado de calamidade; falecimento do trabalhador; doenças graves e outros casos em uma longa lista de condições.

Até mesmo o trabalhador que está há mais de três anos seguidos desempregado pode ter acesso aos valores do FGTS, afinal de contas, o fundo é uma espécie de reserva que busca apoiar as pessoas que estão sem emprego.

Por esse motivo, a lista com as situações que permitem o saque dos valores do FGTS abarca muito mais do que os casos de demissão sem justa causa. O trabalhador deve conhecer todas as condições possíveis, já que ele pode se beneficiar de alguma delas.

A solicitação do dinheiro deve ser feita na Caixa Econômica Federal. Em cada situação, será preciso apresentar documentos específicos. É por isso que o cidadão deve se atentar a todos eles para pedir acesso ao dinheiro que está no fundo de garantia, se certificando que mais cedo ou mais tarde adquirirá os recursos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário