Se você quer ter uma velhice saudável e chegar na melhor idade também com a sua melhor forma, é preciso começar a desenvolver algumas atividades simples desde já. Elas envolvem alguns hábitos que podem ser desafiadores no começo, mas se tornam mais fáceis a cada dia. Confira hoje o que é preciso fazer.
Veja também: Ranking elege melhores cidades brasileiras para viver depois da aposentadoria
Hábitos para uma velhice saudável e mais longa
Se você quer viver mais e melhor, comece hoje mesmo a praticar estar coisas:
1 – Atividade física
O primeiro conselho talvez seja o mais óbvio de todos. Você precisa praticar exercício físico para ter uma velhice saudável, com menos dores e pouca limitação física. Isso vai fazer você viver muito melhor do que antes e não depender de nenhum aparato para locomoção. Além disso, o exercício aumenta a expectativa de vida.
2 – Vá ao dentista
A saúde bucal merece atenção desde cedo, pois ela pode evitar perda de dentes, desgaste ósseo e vários problemas que vão afetar seu bem-estar no futuro.
3 – Massagem
Comprovadamente, pessoas que fazem massagem costumam se sentir melhores, vivem mais e têm uma velhice mais agradável. Diminuir o estresse é fundamental para passar o tempo em plena forma.
Bônus: Conheça a dieta para aumentar a expectativa de vida
Pesquisadores estrangeiros analisaram os dados coletados em diversos estudos sobre expectativa de vida. Um dos bancos de dados analisados foi o do Global Burden of Desease, que conta com resumo da saúde pública de muitos povos pelo mundo.
Dessa maneira, analisando os hábitos alimentares e o prognóstico médico, foi possível relacionar a longevidade e velhice saudável com a alimentação. A pesquisa ainda conseguiu propor qual seria a melhor dieta para aumentar a expectativa de vida de uma pessoa.
A dieta ideal para aumentar a expectativa de vida não é aquela que se assemelha com as comidas ocidentais tradicionais. Ou seja, não conta com excesso de carnes vermelhas, alimentos processados, laticínios, doces e gorduras. Ao invés disso, os resultados apontam para algo bem mais simples.
É preciso que uma pessoa coma mais leguminosas, como feijão, ervilha e lentilha. Grãos integrais e nozes também devem estar presentes no cardápio. Para aumentar a expectativa de vida, as carnes vermelhas e processadas devem ser reduzidas da dieta.
Se a alimentação melhorar a partir dos 20 anos, quando adulta, a pessoa conseguirá aumentar até 10 anos a expectativa de vida. Mesmo para quem já está com mais de 80 anos, pode aumentar até 6 anos o tempo de vida na Terra.