scorecardresearch ghost pixel



Não sabe fazer baliza? Nova tecnologia facilita manobras em qualquer lugar

Você tem dificuldades para fazer baliza na hora de estacionar o automóvel? Se a resposta foi sim, saiba que uma empresa alemã já tem a solução para seus problemas.



A maioridade é um momento de muitas alegrias, sendo que uma delas é a possibilidade de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, quando a prova teórica é concluída e começam as aulas práticas o terror dos alunos tem um nome bem específico: baliza.

Veja também: Motoristas sofrem novos golpes nos postos de combustíveis; veja como evitar

Não existe motorista iniciante que não sinta medo na hora de fazer uma baliza. O pensamento sempre tende à insegurança e frases como “será que vai dar?”, “é muito apertado”, “não vou conseguir” ressoam na mente de qualquer um.

Empresa desenvolve tecnologia para facilitar baliza

Pensando nisso, a empresa alemã ZF Friedrichshafen AG começou a desenvolver uma tecnologia que vai facilitar muito na hora de fazer uma baliza. O mecanismo conta com um eixo dianteiro no automóvel, o qual permite girar as rodas da frente em até 80°.

Dessa maneira, o carro entraria praticamente de lado em uma vaga estreita e não seria necessário fazer um monte de manobras até alinhar o veículo completamente. Vale destacar que as rodas atuais giram apenas até 35°, na média.

Tecnologia será implantada nos automóveis?

Antes de entender qual é o futuro dessa nova tecnologia que facilita as balizas, vale a pena reforçar que ela é bem mais barata do que instalar um assistente automático para fazer o processo.

No entanto, para conseguir colocar o sistema EasyTurn é um veículo, será necessário fazer algumas adaptações. Além disso, o espaço tem que ser maior, ou seja, não dá para encaixar em qualquer automóvel.

Os integrantes da companhia alemã continuam os testes do novo sistema, mas ainda não existe uma previsão de lançamento. Nenhuma montadora se prontificou a adotar o mecanismo por enquanto. A ideia é permanecer em testes para notar se a funcionalidade se torna viável e se, de fato, ela é uma demanda do público consumidor.

Verdade seja dita, seria muito mais fácil tirar a CNH com a ajuda de um sistema como esse instalado na roda.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário