scorecardresearch ghost pixel



RG e CNH: novos documentos em circulação no Brasil neste momento

Alguns documentos pessoais como o RG e a CNH passaram por mudanças significativas. Saiba quais foram as alterações e o que foi adicionado, bem como quando será preciso atualizar os documentos atuais.



A verdade é que 2022 acabou por ser um ano de algumas mudanças significativas no que diz respeito a alguns documentos que nós usamos no nosso dia a dia, inclusive, dois dos mais utilizados pelo brasileiro acabaram de sofrer alterações relevantes e que já estão valendo.

Veja também: Novo RG e nova CNH são oficialmente lançados; saiba como trocar os documentos

Nos referimos ao Registro Geral (RG) e à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ambos passaram por recentes processos de desenvolvimento, então agora as suas novas versões têm até utilidades diferentes. Ainda assim as pessoas não são obrigadas a fazer a transição para os novos modelos ainda. Ela deve acontecer gradativamente.

Mudanças no RG

Falando primeiro sobre o principal documento de identidade que, inclusive, trocou de nome. Se antes nós o chamávamos de Registral Geral, o nome mais usado agora é Carteira de Identidade. Uma das principais alterações diz respeito ao fato de que atualmente ele tem uma identificação única por meio do CPF.

Antes os registros eram estaduais e menos padronizados, mas agora qualquer um – especialmente os órgãos – pode consultar informações de qualquer pessoa pela internet, pois ela foi unificada.

O visual do documento também irá mudar, pois ambos estão levando cores da bandeira do Brasil, além disso, poderão até incluir o grupo sanguíneo do seu portador para facilitar em casos de emergências.

Tudo isso é uma grande tentativa do governo de evitar fraudes e fazer com que o documento siga um padrão internacional, pois isso até irá permitir que ele seja a principal identificação do cidadão ao viajar para países do Mercosul. Mas como dito antes, o novo modelo ainda não é obrigatório.

Quem está em posse do mais antigo, só deve renovar qual o atual vencer, então o próximo já virá atualizado.

Mudanças na CNH

Já na CNH, as principais mudanças dizem respeito à filiação afetiva do condutor e também no nome social. Todas as informações já foram divulgadas pela Secretaria Nacional de Trânsito.

E assim como o RG, a nova CNH também tem um design mais aproximado das cores da bandeira do país. Outros pequenos detalhes também mudaram, como onde fica a assinatura do condutor, o holograma e a adição de alguns itens que só podem ser vistos sob luz ultravioleta.

O governo também não tem pressa para fazer a transição da nova CNH, então os estados estão confortáveis ao emiti-la aos poucos. Quem tirar uma habilitação já a receberá, assim como aqueles que precisarão renovar, mas ninguém precisa se apressar para trocar.

O motorista que está com seu documento em dia não precisa se preocupar, já que a sua troca irá acontecer de forma automática no momento da renovação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário