É muito comum ver pessoas sofrendo de dores em seus abdomens. Por quê? Bem, isso se dá devido a quantidade de órgãos que nós temos nessa região. Sendo assim, muitas coisas podem potencialmente causar dor nessa área. Esse é o seu caso? Saiba que a localização exata do desconforto pode esclarecer todas as suas dúvidas.
Veja também: 7 chás para emagrecer que podem fazer milagres para sua saúde
Quando sentimos ardência, dor, enjoo ou nos deparamos com manchas, imediatamente queremos saber o que pode ter provocado aquilo, certo? O nosso instinto é identificar o problema que está causando a dor para eliminá-lo.
Felizmente o lugar exato onde a dor se concentra pode dizer isso para você. Para te ajudar com isso, nós vamos citar alguns exemplos de desconforto e onde eles costumam se manifestar, assim esse será o seu norte.
Dor na parte superior do estômago
Se o seu incômodo fica do lado superior ao seu corpo e se, principalmente, você se sente inchado naquela área, isso pode significar que você está com gases presos.
Muitas pessoas levam os gases na brincadeira, mas só até sentir a dor que eles podem provocar. Para se ter uma noção da “gravidade”, muita gente até confunde a dor que os gases causam ao corpo com as que denunciam um infarto. O motivo? É porque realmente dói muito! Especialmente por ser uma dor que vem de dentro para fora.
O melhor nesse caso é maneirar em coisas como cerveja, feijões e laticínios. Além disso, é claro, é preciso comer devagar! E para tentar melhorar, a pessoa pode tomar um comprimido de carvão vegetal.
Dor na parte inferior do tórax ou na parte superior da região abdominal
A dor nessa área pode ser um mal muito específico e bastante conhecido pelo brasileiro: a azia. Quem tem azia sabe muito bem como é a sensação horrível que o refluxo ácido provoca.
Muitas vezes quando o refluxo chega na garganta, o indivíduo sente mais dor ainda! Os responsáveis por isso podem ser vários alimentos, especialmente as comidas gordurosas, bebidas com cafeína e até o tabaco.
A solução para tal situação é adotar uma dieta mais balanceada, tentar ao máximo não fumar e não usar roupas que apertem o seu abdômen.
Dor intensa na região abdominal superior
Se a dor é mais para cima no abdômen, é bem provável que você tenha úlcera. Pois é! A dor da úlcera é aguda e bem reconhecível, já que ela faz você sentir que o revestimento do seu estômago está todo machucado.
E como se a dor não fosse o suficiente, as pessoas com úlcera sentem náuseas, alterações no apetite, uma perda de peso rápida e aparentemente inexplicável. Elas também experimentam vômitos e até dores no peito.
Úlceras podem surgir pelo uso desregulado de medicamentos como aspirina e ibuprofeno e de anti-inflamatórios. O fumo também pode causar esse mal, bem como o abuso de bebidas alcoólicas.
O melhor a se fazer é preveni-las bebendo menos e não tomando medicamentos não prescritos, além disso, deve-se comer frutas, vegetais e grãos integrais sempre que possível.