scorecardresearch ghost pixel



O que é Dieta Mind? E como pode melhorar a saúde do cérebro?

Dieta Mind é a união das dietas mediterrânea e Dash, objetiva a preservar a saúde cerebral e combater o declínio cognitivo.



Provavelmente você nunca tenha ouvido falar em dieta mind. É um tipo de dieta que tem como lema “mente sã, e corpo são”. Trata-se de uma mescla das dietas Dash e mediterrânea que tem como prioridade incluir na alimentação opções que favoreçam à saúde cerebral. Com isso, pode-se evitar doenças neurodegenerativas e combater o declínio cognitivo.

Veja também: Lista: 9 alimentos que combatem o estresse e ajudam a relaxar

O que é Dieta Mind? 

A Dieta Dash é composta por opções alimentares que possuam substâncias neuroprotetoras e antioxidantes. São alimentos saudáveis que ajudam no controle de peso e em outros aspectos metabólicos.

Conforme a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a alimentação fornece estruturas para o tecido cerebral, ajudando o sistema nervoso a cumprir suas atividades. “A manutenção dessas estruturas é essencial para a passagem de estímulos e comunicação entre os neurônios, células do sistema nervoso que precisam de glicose como principal substrato para manter suas funções e de aminoácidos para sintetizar neurotransmissores e repor estruturas”, explica Dra.

Quais alimentos são incluídos à dieta dash

São incluídos os seguintes alimentos: 

  • Folhas verdes;
  • Vegetais;
  • Frutas vermelhas;
  • Oleaginosas;
  • Azeite;
  • Grãos integrais;
  • Peixe;
  • Leguminosas;
  • Aves.

Percebemos que a dieta é composta por alimentos que favorecem à saúde geral da mente e do corpo. As fontes de carboidratos devem compor cerca de 50% na dieta, pois fornecerá glicose, um combustível de extrema importância para o cérebro. Além disso, ajuda a manter equilibrada as taxas de glicose no sangue.

Flavonoides: atuam como neuroprotetores, pois são antioxidantes e anti-inflamatórios.

Ômega 3: encontrados em abundância em determinados tipos de peixes. O ômega 3 previne inflamações e atuação dos radicais livres, que reduzem significativamente os riscos de doenças neurodegenerativas. Também são encontrados nas nozes, chias, sementes de linhaça, entre outros.

Ovo: possui colina, que atua como agente protetor da memória.

Triptofano: encontrado em feijões, laticínios, aveia e cereais integrais, são fontes de triptofano, um aminoácido que estimula a produção de serotonina e da melatonina. Esses hormônios ajudam na produção de outros hormônios que melhoram a qualidade do sono, a temperatura do corpo, regulação do apetite e beneficia outras funções relacionadas à cognição.

Além da alimentação, a médica, menciona que para ter uma saúde mental saudável, e diminuir os riscos de doenças neurodegenerativas, precisa-se adotar um estilo de vida, contendo prática de exercícios, boa noite de sono e gerenciamento do estresse.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário